27 dezembro, 2005

ETAR alimentada por eólica reduz emissões de CO2 em 96 %

A cidade de Kakegawa (Japão central) e a Japan Sewage Works Agency venceram os 14º Water Treatment System Awards na categoria de uso eficiente de sistemas de águas residuais, um prémio anual atribuído pelo Ministério do Terreno, Infraestruturas e Transportes japonês.

Esta vitória foi anunciada já no final de Agosto deste ano, tendo o ministério valorizado bastante a redução dos impactes ambientais e os custos de manutenção da estação de tratamento daquela cidade, através da introdução de um sistema eólico de geração energética.

Quando foram planeadas as melhorias à estação de purificação de Osuga, a cidade de Kakegawa e a Japan Sewage Works Agency decidiram introduzir um sistema de energia eólica, uma vez que a estação localiza-se em frente ao mar de Enshu, onde fortes ventos sopram todo o ano. Esta opção foi seleccionada após uma análise dos ventos e uma avaliação de impacte ambiental terem apontado que as instalações cumpriam os critérios para a introdução da eólica, e tornou-se o primeiro projecto dessa natureza a ser financiado pelo Ministério.

Assim, a maioria da electricidade consumida na ETAR pode ser obtida pela força do vento, reduzindo as emissões de dióxido de carbono (CO2) em cerca de 96 % comparando com a electricidade convencionalmente comercializada. Além dos benefícios de combate ao aquecimento global, espera-se uma poupança energética com redução significativa dos custos de operação.

A cidade de Kakegawa estabeleceu o seu próprio Plano de Acção para o Aquecimento Global em Março de 2001, sendo este projecto um exemplo dos vários esforços que têm sido dispendidos.

Fonte: Japan for Sustainability