01 dezembro, 2005

Alterações da ocupação do solo em Portugal Continental 1985-2000

Capa do LivroEsta é uma Publicação do Instituto do Ambiente do trabalho “alterações da ocupação do solo em Portugal continental 1985-2000”, baseado no Corine Land Cover e elaborado por Mário Caetano, Hugo Carrão e Marco Paínho.

Pela primeira vez no nosso País, através de imagens de satélite, foram desenvolvidas duas cartografias com as mesmas características, que mostram, caracterizam e permitem comparar o perfil geográfico de Portugal continental em dois momentos: 1985 e 2000.

O Estudo debruça-se sobre as alterações da ocupação do solo em Portugal continental entre aqueles dois momentos, e foi fruto do esforço e dedicação do Professor Mário Caetano e do Doutorando Hugo Carrão, do Laboratório de Investigação de Detecção Remota do IGP, com a prestimosa colaboração do Professor Marco Paínho, do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa.

“Este estudo é para ser lido por quem olha com interesse a paisagem do seu País. Aqui, vai descobrir um chamativo romance a cores, em que a cartografia são retratos, as legendas são histórias, o entrecho essa dinâmica de ocupação que durante 15 anos altera o impacte de políticas – ou a sua ausência.”

Fonte: IGP


Consulte também:

Projecto Corine Land Cover 2000 (pdf)