02 maio, 2005

Versão Portuguesa das Directrizes de 2002 da Global Reporting Initiative

Global Reporting IniciativeSr. Empresário, caso ainda não tenha dado por isso fica hoje a saber que foi lançada em Novembro de 2004 a versão portuguesa das Directrizes de 2002 da Global Reporting Initiative.

Estas directrizes constituem um documento internacional de referência no que respeita à elaboração de relatórios de sustentabilidade. A existência destas linhas orientadoras permite que os relatórios de sustentabilidade de várias empresas de diferentes sectores e países possam ser comparados entre si.


As instituições que apoiam esta iniciativa:

- Reconhecem que o sector privado tem um papel catalizador na difusão e na promoção do desenvolvimento sustentável, através da implementação de políticas de sustentabilidade empresarial.

- Já incorporam algumas das melhores práticas do desenvolvimento sustentável na sua gestão diária e reconhecem a necessidade de um investimento crescente na aplicação dos conceitos nas unidades de negócio, nas exigências perante clientes e fornecedores, no diálogo com outras partes relevantes para o negócio da empresa e, de algum modo, com toda a comunidade envolvente.

- Exprimem publicamente o compromisso de divulgar, incentivar e promover a implementação deste conceito junto dos seus fornecedores e clientes, bem como nas organizações que integram as diferentes etapas da cadeia de valor associadas aos seus produtos ou serviços.

- Convidam as empresas portuguesas, nomeadamente as pequenas e médias empresas, a participarem activamente na compreensão e implementação das directrizes propostas pela Global Reporting Initiative, as quais podem ser interiorizadas por qualquer organização de um modo progressivo e independentemente da sua dimensão.

- Apelam às autoridades públicas para que promovam uma política de sustentabilidade para o tecido empresarial português, com o desenvolvimento de programas de apoio e incentivo à gestão sustentável, factor gerador de riqueza e competitividade para as empresas e para o País.

- Apelam ainda a que seja dada uma atenção especial à forma de promover a implementação da sustentabilidade junto das pequenas e médias empresas, as quais constituem cerca de 99,5% do tecido empresarial português, sendo responsáveis por mais de 74,7% do total dos postos de trabalho em Portugal.

Caso esteja interessado em assumir um compromisso com a sustentabilidade conheça aqui os benefícios de o fazer, consulte a versão portuguesa das directrizes (PDF) e veja aqui como aderir à Global Reporting Iniciative.



Fontes:

Sustentabilidade-Enmpresarial.org

Global Reporting Iniciative