20 maio, 2005

Congresso Repensar as Cidades

Nos próximos dias, de 6 a 8 de Junho, vai realizar-se, na cidade do Porto, o Congresso Repensar as Cidades, como parte do projecto Atlante.

Este projecto tem por objectivo repensar as cidades a partir de um planeamento integral, onde o Centro Histórico e em geral o perímetro do Património Mundial (nele participam Municípios Atlânticos com Centro Histórico, classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade), não é contemplado apenas como um património físico a preservar para atrair o turismo.

Trata-se de procurar fórmulas que permitam um desenvolvimento económico e de serviços, que façam do Centro Histórico uma zona tão atractiva para os habitantes das cidades, como outras sem as suas limitações.

As cidades da parceria vão cooperar para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, melhorar o nível económico e, além disso, melhorar a quantidade e qualidade de turismo.

Durante este Congresso, no dia 7 de Junho pelas 18:30 na Biblioteca Almeida Garrett, será apresentado o livro "Do Projecto ao Objecto", uma colaboração entre a Câmara Municipal do Porto e o Centro Português de Design.

Consulte aqui o programa do congresso.

A inscrição neste Congresso, é gratuita e pode ser efectuada até ao dia 31 de Maio.