18 novembro, 2006

Paisagem portuguesa descaracterizada por árvores importadas

Gonçalo Ribeiro TellesO arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles (na foto) criticou o trabalho dos autarcas na manutenção da paisagem portuguesa, considerando que esta está a ficar descaracterizada pela introdução de árvores importadas.

«Trata-se de um espantoso erro cultural e os responsáveis são, em grande parte, os dirigentes municipais que estão a introduzir, em Portugal, uma paisagem que não é a nossa e cuja manutenção sai bastante cara».

Ribeiro Telles entende que «o problema é a concepção que as pessoas têm de paisagem. Agora, é tudo igual do Minho ao Algarve e a paisagem portuguesa, que é constituída por espécies indígenas e tradicionais, está completamente descaracterizada, com palmeiras e relvados em lugar de matas e prados».

«Todos os empreendimentos urbanos apostam numa flora que não é a nacional e os arquitectos paisagistas nas câmaras são confrontados com projectos já prontos e acabam por não ter possibilidade de inverter esta moda», disse o arquitecto.

Jorge Soares David, do Instituto Superior de Agronomia, concordou com as críticas de Ribeiro Telles. «Os autarcas, que têm mandatos de quatro anos, não querem esperar pelo tempo que uma espécie [típica de Portugal] demora a crescer, porque isso não lhes permite mostrar obra feita».

Fonte: Jornal de Notícias, adaptado de Patrícia Santos, CONFAGRI


Aguardam-se os vossos comentários a este tema, participem!