19 novembro, 2006

"Fórum da Energia: O futuro da energia, as energias do futuro"


O "Fórum da Energia: O futuro da energia, as energias do futuro" irá decorrer de 21 a 24 de Novembro de 2006, no Hotel Meridien em Lisboa, desdobrando-se numa conferência central e em várias sessões paralelas dedicadas aos diversos tipos de energias alternativas.


Deixamos aqui o texto de apresentação do Fórum:


A escalada do preço do petróleo coloca em risco o crescimento económico sustentado em Portugal. O País está a ser mais afectado do que os restantes países europeus dada a sua maior intensidade energética e a sua maior dependência energética do petróleo (o peso das importações de petróleo, face ao PIB, é três vezes mais elevado em Portugal do que na média dos restantes países da União Europeia).

A dependência energética do exterior ronda os 85 por cento, a mais elevada da Europa. Em 2005, foram gastos 5 mil milhões de euros na importação de energia, o que corresponde a 13,4 por cento das importações nacionais. Ao contrário da média europeia, a intensidade energética da economia portuguesa em vindo a aumentar desde 1991, representando em 2003 o segundo país com maior intensidade energética da economia na União Europeia a 15.

Portugal encontra-se numa encruzilhada energética tendo de encontrar alternativas para aumentar o peso relativo da energia primária produzida internamente. Este aumento pode ser feito à custa do crescimento da capacidade relativa de produção de energia nacional, em particular da produção de electricidade a partir de fontes de energias renováveis e, em simultâneo com a redução do consumo energético nacional (por aumento da eficiência energética e da sensibilização de consumidores).

Discutir o novo paradigma energético para Portugal e as fontes de energia a privilegiar é o mote do Fórum da Energia - O Futuro da Energias, as Energias do Futuro. Organizado pelo jornal Água&Ambiente, o Fórum irá decorrer de 21 a 24 de Novembro de 2006, em Lisboa, desdobrando-se numa conferência central e em várias sessões paralelas dedicadas aos diversos tipos de energias alternativas.

Objectivos

- Debater o Livro Verde sobre a Energia e um cabaz energético mais sustentável, eficiente e diversificado para a União Europeia

- Reflectir sobre a procura e a oferta de energia em Portugal

- Traçar um novo paradigma energético para Portugal

- Analisar os impactos da crise petrolífera

- Discutir o futuro das energias alternativas em Portugal e do seu real valor e perspectivas futuras

- Identificar os potenciais energéticos por área, das barreiras ao seu desenvolvimento e das medidas passíveis de serem implementadas num futuro próximo

- Avaliar a integração do nuclear no sistema energético nacional

- Perspectivar as oportunidades de negócio das várias fontes energéticas

- Dissecar a eficência energética dos diversos sectores em Portugal

- Identificar medidas e acções para a utilização racional de energia



A informação mais completa pode ser encontrada aqui