17 maio, 2006

2ª Sessão do Workshop - O Direito na Intervenção Ambiental

Novas formas de activismo e protecção ao activista: contributos para a causa ambiental

20 Maio 2006, das 10h às 17h
Local: Biblioteca/Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária
Rua Alberto de Sousa - Zona B do Rego, Lisboa

Organização: RADICA

A 2ª Sessão do Workshop DIA - O Direito na Intervenção Ambiental tem como tema “Novas formas de activismo e protecção ao activista: contributos para a causa ambiental”. Esta iniciativa está a ser promovida pela RADICA - Rede de Acção para a Denúncia e a Intervenção em Crimes Ambientais, com o contributo de vários cidadãos e organizações.

A 2ª sessão do workshop tem como principais objectivos: possibilitar a formação de activistas a actuarem nesta rede, promover a discussão sobre as formas de activismo já aplicadas na área da defesa do ambiente, as novas formas de activismo utilizadas em vários países, o enquadramento legal para a protecção aos activistas em Portugal, e ainda a partilha de experiências entre alguns activistas que de alguma forma experimentaram diferentes formas de activismo.

A rede pretende complementar a acção de cidadãos e organizações a actuarem especificamente na defesa do ambiente. Para tal tem vindo a estabelecer como principais objectivos: promover a denúncia de crimes ambientais, criar novas formas de contacto com os cidadãos nas matérias ambientais, reforçar entre os activistas alguma inovação na sua linguagem e nas suas formas de intervenção no terreno, proteger de forma eficaz os activistas e ainda criar propostas de alterações ao quadro legal que facilitem o activismo ambiental em Portugal.

Faça aqui o download do programa do workshop e do cartaz A3 para divulgação (pdf).