09 dezembro, 2004

Optimismo?

Gostava de partilhar com os ambientalistas uma pequena dose de optimismo. Apesar de todos os problemas inerentes à temática do ambiente em Portugal e não só, denoto comportamentos na sociedade actual que me levam a ter um optimismo (moderado) em relação ao futuro. Passo a explicar: o Pingo Doce e o Feira Nova estão a oferecer neste Natal calendários cujo tema é o ambiente e no qual promovem algumas ideias simples como a racionalização dos recursos naturais, a gestão de resíduos e efluentes e o desempenho ambiental de fornecedores de hipermercado. Com alguma publicidade à mistura o grupo Jerónimo Martins promove os seus produtos e incute um pouco de sensibilidade ambiental. Não estará algo a mudar lentamente (apesar de todos os problemas de fundo que todos conhecemos!).

Outro exemplo: esta manhã alguém deixou uma bateria de automóvel usada junto de um ponto de recolha de RSU ao invés de a deixar arrumada numa garagem, deitar num caixote do lixo ou a depositar no baldio mais próximo. Será que a mensagem de que "o estado do ambiente é responsabilidade de todos" está a passar ou será só impressão minha?

De facto uma sociedade constrói-se pela educação. E povo educado detém o poder da mudança. E isto? Será isto um ponto de mudança ou é só o Ambiente que está na moda?