29 novembro, 2004

Ozono: Decisão sobre Quotas de Uso de Pesticida Nocivo Adiada para 2005

O «buraco no céu» não está adormecidoDepois de uma semana de discussão em Praga, os signatários do Protocolo de Montreal (para eliminação de pesticidas nocivos) apenas acordaram autorizar os países desenvolvidos a usar um total de 11.400 toneladas em 2006.

Um volume suplementar de mais três mil toneladas foi aprovado temporariamente, mas deverá ser confirmado entre finais de Junho e princípios de Julho, indicou um comunicado do Programa das Nações Unidas para o Ambiente.

De acordo com este protocolo, o uso agrícola nos países desenvolvidos do brometo de metilo (uma das substâncias que mais contribuem para a destruição da camada de ozono, a par dos halons dos extintores, do tetracloreto de carbono e dos Clorofluorcarbonetos - CFC) deveria passar a ser proibido no final deste ano.

A Comissão Europeia estabeleceu que a partir do próximo ano os estados-membros só podem usar brometo de metilo em situações "declaradamente críticas". O estado-membro tem de passar a demonstrar a absoluta necessidade de usar o brometo de metilo.

O brometo de metilo é usado em Portugal, e em muitos países da União Europeia, para desinfecção do solo, em culturas hortícolas e em tratamento de produtos como frutos secos, é uma substância muito eficaz, de largo espectro de acção e, para alguns casos (como o do tomate), ainda não há alternativas para o seu uso.

Têm portanto de ser encontradas alternativas a este pesticida, um debate que tem vindo a ser feito pela comunidade científica a nível internacional:

Em Setembro, especialistas internacionais reuniram-se em Lisboa precisamente para tentar encontrar alternativas ao brometo de metilo.


Artigo relacionado:

O «buraco no céu» não está adormecido - (Quercus)

Fontes: Agência Lusa, CONFAGRI AmbienteOnline.pt , Quercus