17 agosto, 2004

(Des)enquadramento paisagístico

(Des)enquadramento paisagístico Recentemente ao me deslocar no IC2 junto a Leiria fiquei simplesmente parvo! Deslocava-me no sentido Pombal-Leiria e não pude acreditar no que vi. O estádio municipal de Leiria, (re)construído propositadamente para o euro 2004 e o castelo de Leiria, património da cidade que data da primeira metade do séc. XII. O que se passa é que aquele psicadelismo aberrante de cores da autoria do arquitecto Tomás Taveira encontra-se ali mesmo junto a um castelo carregado de história!

Sinceramente tive dificuldade em tirar os olhos do estádio, seja pela imponência do estádio ou pelas suas cores! Mas isso não interessa. O que interessa é o enquadramento paisagístico, ou a falta dele, que não foi pensado e como tal não foi feito. O Sr. Tomás Taveira, reputado arquitecto deveria ter feito jus à sua profissão e projectado um estádio que, à falta de melhor localização, se enquadrasse com a paisagem circundante. Mas talvez andesse ocupado com outras coisas... Só tenho pena que a imagem, que data ainda da altura da construção, não exemplifique nitidamente o atentado paisagístico que ali ocorreu.

Quanto ao futuro, não auguro nada de bom. Talvez daqui a uns anos se pense em remodelar o castelo e dar-lhe umas cores vivas...para se enquadrar com o estádio! Ai se o D. Dinis visse isto!