02 agosto, 2004

Uso de resíduos de cortiça para limpeza de materiais expostos a poluição

Operação de limpeza em cursoOs equipamentos expostos a céu aberto estão sujeitos a diferentes tipos de poluição atmosférica/ambiental e, é, por vezes, necessário realizar operações de limpeza. Esta tarefa é frequentemente difícil devido ao facto da maior parte deste equipamento estar situado em locais que não são de fácil acesso e o serviço ter de ser interrompido para se efectuarem essas mesmas operações de limpeza.

O equipamento instalado em centrais de produção de energia e nas linhas eléctricas aéreas está usualmente exposto a poluição salina e a deposição de poeiras (proveniente dos transportes, fábricas de cimento, actividades de construção, dejectos de pássaros,…). Estes tipos de poluição são fortes agentes de degradação e restringem a características dieléctricas dos isoladores eléctricos, que ficam com várias camadas depostas extremamente difíceis de remover através dos métodos usuais (projecção de água, escovamento). Alguns destes métodos possuem também outros inconvenientes, como sejam dificuldades operacionais, custo e outros.

Para se evitar a substituição dos isoladores eléctricos após curtos períodos de exposição ou a interrupção do serviço, é possível e adequado usar a projecção das partículas. Isto pode ser efectuado periodicamente, sem limite, uma vez que não altera as características dieléctricas dos equipamentos.

Ver artigo completo no Naturlink


Sobre a cortiça (Naturlink)

O sobreiro vai a pouco e pouco desapareçendo em Portugal. O fogo tem devastado extensões consideráveis de montado em grande parte devido á incompetência dos nossos governantes. Para além desta causa mais óbvia verifica-se já há algum tempo um declínio constante do montado, cuja explicação científica podem encontrar aqui:

O declínio do montado - o caso da Serra de Grândola (Naturlink)
Estaremos a ficar mais pobres?