17 novembro, 2005

Palestra: Clima e Ambiente

Clima - Média MensalO clima tem variado profundamente ao longo da história da Terra devido a causas naturais. Recentemente, devido à emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera, em especial o CO2 proveniente sobretudo da combustão dos combustíveis fósseis - carvão, petróleo e gás natural - e da desflorestação, a humanidade tem alterado a concentração desses gases na atmosfera.

Quais as consequências desta alteração na composição da atmosfera? Quais as consequências para o clima, em particular para o clima de Portugal? Quais os principais impactos das alterações climáticas nos diversos sectores sócio-económicos? Como controlar as alterações climáticas? Qual a relação entre as alterações climáticas e o desafio energético no século XXI? Procurar-se-á dar resposta a estas questões tanto na vertente da mitigação, ou seja, na redução das emissões de gases com efeito de estufa, como na vertente de adaptação às alterações climáticas.

Vai decorrer hoje, uma palestra sobre esta temática, no anfiteatro 12A da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa, Campus de Sintra (junto ao Taguspark).

Para informações sobre como lá chegar, consulte a página da Faculdade, ou contacte o organizador (Paulo Teixeira - Tel: 21 426 98 15).