31 outubro, 2006

China: Dessalinização para aliviar a seca

«A seca atingiu a China, onde centenas de milhões de pessoas estão sem acesso assíduo a água potável. O governo chinês anunciou na passada terça-feira, que irá iniciar dessalinização de água do mar para ajudar a combater a crise.

Apesar da seca generalizada, a Industria ignorou os perigos de poluição e despejou resíduos industriais tóxicos em rios e lagos da China, onde existe um quinto da população mundial mas só 7% dos recursos hídricos.

“Esperamos dessalinizar entre 800.000 e 1 milhão de metros cúbicos de água do mar por dia e usar 55 biliões metros cúbicos anualmente em 2010”, declarou a Comissão para as Reformas e Desenvolvimento do Estado, explanando o plano.

A china dessalinizou 120.000 metros cúbicos de água salgada por dia, no ano passado.

Não é imediatamente perceptível como é que a China, que está desesperadamente com falta de combustíveis, irá alimentar as instalações de dessalinização altamente consumidoras de energia.
Mais de 600 médias e grandes cidades da China estão a sofrer “sérios cortes de água”, afirmou este mês o Ministro dos Recursos Hídricos Wang Shucheng.

O país está a investir biliões num projecto para transferir água do luxuriante sul para o norte árido. A chamada rota Oeste deste projecto poderá envolver a afectação de rios das montanhas Tibetanas para saciar a sede da província de Qinghai e de outras áreas pobres ocidentais.
Mas Wang disse que o sistema proposto, com túneis que se estendem por 300Km e que custará mais do que os $25 biliões que custou mega-projecto hidroeléctrico da Barragem das Três Gargantas, foi desnecessário, não-cientifico e impraticável.»
Fonte: Reuters (Tradução livre)