18 outubro, 2006

Cidades e alterações climáticas - Como é o ambiente perturbado pela urbanização?

Terá lugar na próxima 3ª feira, 24 de Outubro, das 13 às 14 horas, na sala 8.2.15 do edifício C8 (Faculdade de Ciências da Universidade de
Lisboa
) um seminário do CGUL com o título:

"Cities and climate change. How does urbanization impact environment." por Anastasia Svirejeva-Hopkins (SIM/IDL).

O seminário será em Inglês.


Resumo do seminário (versão portuguesa adaptada do inglês de CGUL:

Apesar dos territórios urbanizados ocuparem cerca de 1 a 2% do solo, estes são responsáveis por 97% das emissões de dióxido de carbono produzido pelo homem. Estas provêm de fontes como os transportes, as indústrias e as actividades de construcção.

Outra das fontes de emissão de carbono (secundária) é a conversão de terra natural em área urbana, isto é, o processo de urbanização em si. Apesar de presentemente, a contribuição da fonte secundária para o total de emissões produzidas pelo homem não ser significativa, com a taxa actual de urbanização, a situação irá certamente alterar-se no futuro imediato.

Existem muitos veículos promotores de urbanização: o crescimento populacional, a migração, o desenvolvimento económico, o uso energético, etc.

Os sistemas urbanos estão a interagir com os sistemas terrestres, no qual se inclui o clima. Estes interagem sob um número variado de formas, por exemplo através da conversão de terra ocupada por ecossistemas naturais, com fluxos de carbono equilibrados, em terra urbana, áreas construídas, ou espaços desmatados, onde o balanço local de carbono é perturbado. Os sistemas urbanos, por induzirem um metabolismo citadino, onde se promove o uso intensivo de combustíveis, estão a produzir calor e poluentes, a interferir com os ciclos hidrológicos, etc. É colocada a hipótese de que todos estes processos sejam proporcionais à dimensão da área urbana (e suas derivadas); e que a sua dinâmica seja determinada pela dinêmica da área urbana. Outra variável é a emissão específica de dióxido de carbono (por unidade de território urbanizado). Aparentemente, variáveis como esta podem ser controladas por diferentes estratégias e políticas, ou seja é uma das mais sensíveis a estas.

O desenvolvimento sub-modelos, que descrevam os padrões de emissão específica de dióxido de carbono em áreas urbanas de países e regiões e a sua evolução virtual, é o principal objectivo da investigação aqui levada a cabo.

Mais informações em:

CGUL
SIM