03 outubro, 2006

UNEP avalia impacte ambiental do conflito no Líbano


" Uma equipa das Nações Unidas começou hoje no Líbano um levantamento sobre as consequências ambientais do último conflito com Israel. O grupo, constituído por peritos internacionais e coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP, da sigla em inglês), vai manter uma estreita colaboração com as autoridades libanesas. O objectivo é identificar potenciais riscos para a saúde humana, a vida selvagem e o ambiente.

Os pontos mais críticos estão à partida identificados. É o caso da Central Termoeléctrica de Jiyyeh, a Sul de Beirute, que descarregou entre 10 mil e 30 mil toneladas de fuel-óleo para o Mediterrâneo depois de ter sido atingida por bombardeamentos israelitas em meados de Julho. Poucos dias depois, era também bombardeada uma fábrica de vidro no Vale de Bekaa, um dos locais a visitar pelo grupo de peritos.

A equipa pretende avaliar ainda os riscos de poluição nas infra-estruturas de abastecimento de água e saneamento, assim como nos hospitais. «É urgente avaliar a herança ambiental do recente conflito e colocar em marcha um vasto programa de limpeza de locais poluídos e contaminados», declara Achim Steiner, vice-secretário-geral das Nações Unidas e director executivo do UNEP.

Em Agosto, o UNEP iniciou também um trabalho de limpeza da costa do Líbano, afectada por um grande derrame de petróleo. Estas acções vêm na sequência de apelos feitos às Nações Unidas pelo ministro do Ambiente do Líbano, Yacoub Sarraf."

Fonte: portal Ambiente Online