20 outubro, 2006

Cidadãos desafiados a lutar contra a cultura do betão

Logotipo da IniciativaEstá nas mãos dos cidadãos da Área Metropolitana do Porto (AMP) proteger os espaços verdes que ainda resistem e "lutar contra a cultura do betão". O repto é lançado pela associação Campo Aberto, que vai promover uma campanha para identificar "50 espaços verdes em risco; 50 espaços verdes a preservar".

A ideia desta campanha é que os cidadãos identifiquem nos seus concelhos áreas ameaçadas e nos comuniquem. Depois seleccionaremos 50 espaços em risco e elaboraremos uma lista [em Março de 2007] que poderá ser de grande utilidade para as câmaras", explicou o responsável.

O ambientalista prevê que, a manter-se o crescimento desregrado da urbanização, dentro de 20 anos, poderão não sobrar espaços verdes na Área Metropolitana do Porto. E lembra ainda que a campanha, que arranca oficialmente no próximo dia 25, "depende dos cidadãos, da sua mobilização e empenho nas denúncias, sejam em nome individual, através de associações locais, juntas de freguesia ou paróquias".

A ideia não é identificar os parques urbanos ou jardins classificados, mas as zonas verdes que não têm merecido a devida atenção. " Queremos contrariar o lóbi do betão", refere Bernardino Guimarães, mas a listagem poderá contribuir também para a "criação de uma rede ecológica a nível metropolitano, que ligue as zonas verdes dos vários concelhos".

No próximo dia 25, a Campo Aberto fará a apresentação pública da campanha, pelas 21.15 horas, no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências (antigo edifício da Faculdade de Psicologia, ao Campo Alegre).

Veja aqui como participar

Depois preencha o formulário online ou então descarregue aqui a versão pdf, para enviar mais tarde (até final de 2006, o mais tardar).

Fonte: Jornal de Notícias, Inês Schreck, Adelino Meireles