08 junho, 2006

8 de Junho - Dia Mundial dos Oceanos


Comemora-se hoje o Dia Mundial dos Oceanos, data que assinala a ligação estreita do Homem com os Oceanos e chama a atenção dos demais para as problemáticas destes ecossistemas vitais para o equilíbrio a nível planetário. A verdade é que apesar de os Oceanos nos alimentarem, regularem o clima, fornecerem uma farmacopeia de potenciais medicamentos e inspiração ilimitada, continuamos a tratá-los como uma lixeira, dizimam-se populações de peixes ou destroem-se habitats cruciais.

É por isso que se deve continuar a comemorar este dia e Os Ambientalistas se associam a ele cientes da importância destes corpos masivos de água que nomeiam o Planeta de Azul.

Hoje no Museu do Mar em Cascais vai haver um dia dedicado a esta temática com o cerne da questão a incidir em "Oceanos: recursos (in)finitos!?"


Começa também hoje a exposição SOS Oceano no Oceanário de Lisboa em que se propõe aprender como se pode explorar os Oceanos de uma forma sustentada, garantindo a sua sobrevivência para as gerações futuras. Dias 9, 10 e 12 de Junho haverá também lugar a um arraial junto ao oceanário com a bela da sardinha assada.

Mais uma vez aqui fica a sugestão para o dia dos Oceanos. Que melhor maneira de comemorar os Oceanos do que com um mergulho refrescante...