21 julho, 2004

Novo Ministro do Ambiente

 
Quando escrevi neste blogue que se aceitavam apostas para o novo Ministro do Ambiente, jamais sonharia que poderia ser o Exmo. Sr. Luís Nobre Guedes (LNG). Quando ouvi a notícia, a minha reacção foi mais ou menos igual à do Exmo. Sr. Ministro da Defesa quando descobriu que o nome do “seu” ministério tinha mudado.
Desconhecia qualquer obra, investigação, pensamento ou comentário do já Ministro do Ambiente sobre estas temáticas. Depois do espanto e analisando as coisas com cabeça fria, a escolha de LNG poderá não ser assim tão má. Este senhor é um politico hábil e número dois no aparelho partidário. Poderá conseguir aquilo que poucos tem feito: impor-se no conselho de ministros e dar relevância politica que o MAOT necessita para ser minimamente respeitado. É verdade que Isaltino Morais era (e ainda é) também importante politicamente dentro do partido e foi o que foi. É também verdade que LNG no passado sábado, quando confrontado pelos jornalistas sobre a sua ignorância em matérias de Ambiente, respondeu com “daqui a um ano falamos”. Um ano é muito tempo, demasiado tempo, para o novo ministro se inteirar dos dossiers. Das duas uma: ou o senhor, sendo o número dois do CDS-PP, precisava de um tacho e este foi o que se arranjou; ou o novo Primeiro Ministro quer dar alguma relevância populista/eleitoralista ao Ambiente e escolheu-se alguém capaz disso.
Não quero nem sei fazer futurologia, mas talvez ainda nos venhamos a surpreender com este Ministro. Nem que seja pela negativa...

PS:Por ironia, descobriu-se que LNG até percebe algumas coisas de ambiente. Ao que parece representou, enquanto advogado, algumas empresas do sector dos resíduos e águas.