No âmbito da Exposição Universal de 2005, que decorre até dia 25 de Setembro em Aichi (Japão), foi criado o programa "Global 100 Eco-Tech Awards", visando premiar 100 tecnologias ambientais que contribuem significativamente para a resolução de problemas ambientais globais e para a criação de um futuro sustentável. O Programa Castro Verde Sustentável da LPN foi um dos premiados a nível mundial, sendo assim reconhecido, mais uma vez, o importante trabalho desenvolvido pela LPN no âmbito deste Programa.
A LPN possui na Zona de Protecção Especial para as Aves (ZPE) de Castro Verde 5 herdades, perfazendo um total de cerca de 1700 ha, onde tem vindo a desenvolver o Programa Castro Verde Sustentável. Este programa conta já com 13 anos de existência e tem como objectivo promover a conservação do ecossistema pseudo-estepário da ZPE de Castro Verde, integrando as vertentes da gestão agrícola e do património, da educação ambiental, do ecoturismo, da investigação científica e da conservação da Natureza.
Este é o maior Projecto de Conservação da Natureza desenvolvido em Portugal por uma Organização Não-Governamental, tendo a LPN sido agraciada com a atribuição de prémios por diversas entidades nacionais e internacionais como reconhecimento dos resultados do Projecto.
Consulte também:
Turismo sustentável: o Caso da Liga da Protecção
da Natureza em Castro Verde