14 setembro, 2005

Tablete de hidrogénio como combustível para automóveis

Cientistas dinamarqueses desenvolvem tabletes de hidrogénio a baixo preço e que oferecem o máximo de segurança. Uma nova tecnologia que transforma combustível de hidrogénio em material sólido e que pode ser transportado no bolso.

Investigadores da Universidade Técnica da Dinamarca (UTD) desenvolvem uma nova tecnologia que transforma hidrogénio em material sólido e que pode vir a resultar numa alternativa aos combustíveis fósseis actualmente utilizados, como o gás e o petróleo.

Há muito que se sabe que o hidrogénio é uma fonte de combustível eficaz e amiga do ambiente muito viável para vir a substituir os combustíveis fósseis. No entanto, até agora o hidrogénio apresentava-se como um grande desafio para os investigadores, já que é difícil de armazenar por ser um gás leve que ocupa muito espaço e é inflamável.

Agora, os cientistas da UTD dizem ter desenvolvido uma nova tecnologia capaz de transformar hidrogénio em estado gasoso numa forma sólida, ou seja, numa tablete de fácil transporte e armazenamento. Uma fórmula revolucionária, já que os cientistas adiantam que pode ser facilmente transportado no bolso com a máxima segurança.

Claus Hviid Christensen, do Departmento de Química da UTD explica que «para se conduzir um automóvel durante 600 km a utilizar hidrogénio gasoso com pressão normal é necessário um tanque de combustível do tamanho de nove carros. Com a nossa tecnologia, a mesma quantidade de hidrogénio pode ser armazenada num tanque normal de gasolina».

Para além das vantagens visíveis de segurança e armazenamento, os cientistas referem ainda que a tablete é produzida a baixos custos. Estes referem que esta consiste em amónia absorvida por sal marinho. Os cientistas explicam que a amónia é constituída por hidrogénio, nitrogénio e ar comum e que tablete para além de ser feita de amónia contém ainda grandes quantidades de hidrogénio.

«A tecnologia é um passo em frente para tornar a sociedade independente dos combustíveis fósseis», refere Jens Nørskov, Director do Nanotechnology Center, da mesma Universidade e acrescenta: «Nós temos uma nova solução para um dos principais obstáculos para a utilização de hidrogénio como combustível. E nós precisamos de novas tecnologias de energia – o petróleo e o gás não vão durar sempre e sem energia não há sociedade moderna».

Os cientistas referem ainda que a tablete tem a capacidade de ser utilizada as vezes que forem necessárias mesmo depois de se esvaziar, ou seja, a amónia é libertada através de um catalisador até se obter apenas o hidrogénio. Quando vazia a embalagem pode voltar a ser enchida por amónia.Os investigadores estão a conjugar esforços para comercializarem a tablete.