05 abril, 2005

Primeiros veículos a hidrogénio à venda em 2012

Mercedes-Benz Classe A F-CellO grupo DaimlerChrysler pretende iniciar a comercialização dos primeiros automóveis movidos a hidrogénio em 2012. Actualmente, permanecem por criar as condições mínimas para que a tecnologia fuel cell se torne viável do ponto de vista comercial.

Na 2ª edição do evento anual sobre tecnologia fuel cell HFP 2005, o grupo anunciou que pretende vender os primeiros veículos de produção em série movidos a hidrogénio em 2012.

A multinacional tem em curso um programa de testes à escala planetária de veículos a hidrogénio, que permitirá tirar conclusões relativamente à sua fiabilidade. No âmbito deste projecto, que irá decorrer até 2007, cerca de 60 Mercedes-Benz Classe A F-Cell percorrem actualmente as artérias do Japão, Alemanha, Singapura e EUA, sob diferentes condições climatéricas e de circulação (o grupo cumpriu o objectivo de produzir 100 veículos a célula de combustível, a maior frota fuel cell de sempre, constituída por veículos ligeiros e pesados - de passageiros e mercadorias).

Para o presidente da Shell Hydrogen (Jeremy Bentham), que esteve presente no certame, o apoio da indústria e consequente desenvolvimento de uma rede de distribuição de hidrogénio, será determinado pela procura deste género de veículos, que permanecem bastante onerosos. A Honda, por exemplo, anuncia que o custo de produção da mais recente versão do seu veículo movido a hidrogénio - FCX 2005 - é equivalente ao valor de 100 modelos Civic.

O desenvolvimento de baterias capazes de proporcionar uma boa autonomia constitui um outro desafio para os construtores. Pesadas e volumosas, as baterias fuel cell oferecem uma autonomia ainda insuficiente para tornar os veículos a hidrogénio viáveis do ponto de vista comercial, apesar dos progressos nesta área.

A tecnologia fuel cell é também apontada como uma possível alternativa às baterias de lítio dos telemóveis e PDAs.

Vêr notícia completa

Fonte: Ciberia


Vêr também:

DaimlerChrysler Delivers the First Fuel Cell Cars to Customers in Berlin

Clean Energy - Blogue português sobre energias renováveis