08 fevereiro, 2005

Rótulos de produtos "Ecológicos"

Vários rótulos ecológicos foram desenvolvidos com o objectivo de ajudar o consumidor a seleccionar produtos mais verdes. Os mais conhecidos são o Rótulo Ecológico Europeu, o rótulo alemão Blue Angel e o rótulo escandinavo Nordic Swan.

O rótulo ecológico Energy Star é um caso de sucesso. Em 1993, o governo federal dos Estados Unidos da América (EUA), o maior consumidor mundial de equipamento informático, decidiu comprar exclusivamente computadores certificados com a etiqueta Energy Star – que garante que os equipamentos informáticos têm mecanismos de eficiência energética, por exemplo, modo economizador de energia.

O resultado desta decisão foi imediato: uma adesão quase total do mercado ao cumprimento dos critérios deste rótulo. Os benefícios ambientais foram muito significativos. Só nos EUA, alcançou-se uma redução no consumo de energia eléctrica de 200 biliões de kWh, entre 1995 e 2004, um valor que representa 4,5 vezes o consumo médio anual de energia eléctrica em Portugal!

Experimentem clicar nos símbolos em baixo para ficar com uma ideia mais esclarecida sobre cada um destes rótulos (informação em inglês.

Será que cá por Portugal alguém dá importância a este tipo de rótulos? Terão impacte nas escolhas dos consumidores? Comentem!

Retirado de: Boletim Municipal de Almada - Fevereiro de 2005

Energy StarNordic SwanRótulo Ecológico EuropeuBlue Angel