Encontrei este artigo muito interessante na Naturlink, sobre Responsabilidade Social das Empresas (RSE), da autoria de Isabel Abreu, que vos aconselho a lêr.
Esta é mais uma das formas de promover o desenvolvimento sustentável das sociedades. Talvez se o estado passasse a exigir com meios e convicção a conversão das empresas existentes em empresas socialmente responsáveis, Portugal saísse da cauda da europa no que toca a inovação, competitividade, sustentabilidade, ....entre muitas outras coisas...
Aqui fica um excerto:
"Em Portugal foi recentemente publicado um estudo sobre a percepção da responsabilidade social, que mostrou que há pouca familiarização com o termo RSE por parte dos consumidores, meios de comunicação e entidades governamentais. A nível nacional, existem algumas entidades a trabalhar nesta área, nomeadamente, o BCSD Portugal (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável) e a RSE Portugal (Associação Portuguesa para a Responsabilidade Social das Empresas), representando, respectivamente, o WBCSD (World Business Council for Sustainable Development) e o CSR Europe (Corporate Social Responsibility). O objectivo deste tipo de organizações é colaborar com empresas que pretendam desenvolver actividades na área da responsabilidade social, bem como promover a articulação entre as empresas, o governo e a sociedade civil contribuindo, desta forma, para uma maior familiarização com este assunto e para o seu desenvolvimento a nível nacional."
Por favor comentem:
Acham que as empresas deviam ser obrigadas a passar a ter um papel mais activo na preservação do ambiente? Consideram que isso traria prejuízo ou lucro para a sociedade?
Ou acham por outro lado que as empresas deviam investir todos os seus recursos no desenvolvimento dos seus produtos, apenas devendo ser controladas do ponto de vista da legislação ambiental pelas entdades estatais responsáveis? Há vantagens? Será que a sociedade beneficia a longo prazo desta estratégia?
Fica aberta a discussão!
Páginas a consultar:
DOFASCO, INC - Uma das empresas de topo no índice DOW JONES para as empresas mais sustentáveis do mundo (índice DJSGI)
Delta Cafés - A única empresa portuguesa certificada pela norma Social Accountability 8000 (SA8000)