31 maio, 2004

"The day after tomorrow" - Terapia de choque ou sensacionalismo estúpido?

Imagem do Filme

Recomendo a leitura deste artigo. Peço desculpas por estar em Inglês.

Scientists warm up to ‘Day After Tomorrow

Opiniões precisam-se!

Não é preciso que tenham visto o filme para comentar...

26 maio, 2004

O papel do Parlamento Europeu nas políticas ambientais

O Tratado de Maastricth (1992) consagrou um maior poder ao Parlamento Europeu, o único órgão europeu cujos membros são eleitos por sufrágio directo e universal, no processo de produção legislativa. Até então, os pareceres do Parlamento Europeu não eram vinculativos.

Actualmente e nalgumas matérias, o Parlamento Europeu adquiriu maior capacidade de intervenção e está em pé de igualdade com o Conselho de Ministros, uma vez que o procedimento de co-decisão torna indispensável o acordo final do Parlamento na aprovação de directivas ou de decisões comunitárias O Ambiente é uma das áreas onde se aplica o procedimento de co-decisão.

Irá decorrer o debate "O papel do Parlamento Europeu nas políticas ambientais", no dia 3 de Junho, na sede da LPN, em Lisboa, das 17 às 19 horas.
A entrada é livre.

Nesta ocasião, será também apresentado publicamente o Manifesto Ambiental para as eleições europeias, feito pela LPN, Quercus, GEOTA e CPADA.

Participe!

20 maio, 2004

É só mais uma lembrança: Associação Nacional de Estudantes de Engenharia do Ambiente

Vimos por este meio informar V. Exa. que se irá realizar, no dia 22 de Maio, na Universidade do Algarve, a Assembleia Geral Constituinte da Associação Nacional de Estudantes de Engenharia do Ambiente (ANEEA).

Tendo como principal finalidade a defesa dos interesses dos estudantes dos cursos de Engenheira do Ambiente representados nesta associação, a ANEEA pretende concretizar esta função fomentando o debate sobre os problemas que afectam o ensino e o exercício da profissão, envolvendo os estudantes, assim como as instituições que assumem responsabilidades nestes campos. Outros aspectos, mais elementares mas não menos importantes, como a troca de informação e experiências entre os Núcleos e algumas iniciativas conjuntas no campo da formação extracurricular, merecerão igualmente a nossa atenção.

Actualmente contamos com a participação dos núcleos das Universidades de Açores, Algarve, Aveiro, Católica Portuguesa, Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Trás-os-Montes e Alto Douro e dos Institutos Politécnicos de Guarda, Setúbal e Viseu.

Posteriormente à assembleia constituinte irá decorrer uma mesa redonda subordinada ao tema “Engenharia do Ambiente, uma profissão em desenvolvimento. Sustentável?”.

Com as mais cordiais saudações Académicas

Pel´ A Comissão Instaladora da
Associação Nacional de Estudantes de Engenharia do Ambiente.
João Queirós


Para mais Informações:
http://www.ualg.pt/namb/AGC.htm
aneea@portugalmail.pt

18 maio, 2004

Reciclagem de resíduos biodegradáveis vai quadruplicar até 2006

LixeiraO secretário de Estado do Ambiente, José Eduardo Martins, afirmou hoje numa conferência em Lisboa que a "capacidade de reciclagem" dos resíduos biodegradáveis vai quadruplicar até 2006.

José Eduardo Martins, que falava na 5ª Conferência "Ambiente: um mercado em alta", no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, referiu que a reciclagem da fracção biodegradável dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) aumentará "300 por cento até 2006". O número de unidades vai passar das actuais seis para 23.

O secretário de Estado salientou que o mercado ambiente tem vindo a crescer e que, sendo o ambiente e a economia faces da mesma moeda, existem múltiplas oportunidades para o investimento, como por exemplo os RSU.

Ver notícia completa no Ecosfera

Enquanto cidadão vou cobrar mais tarde estas afirmações. Espero sinceramente que a promessa hoje assumida de aumento do número de unidades de reciclagem se cumpra.

A reciclagem tem que ser encarada a sério e como um dos impulsionadores da economia do país. Já basta de deitar dinheiro fora, comprometer os nossos solos, e de contaminar as nossas águas!

Perto de 30 por cento da costa portuguesa sofre de erosão

ErosãoA erosão está a ameaçar cada vez mais a costa da Europa, revela o mais completo estudo sobre a erosão provocada pelas actividades humanas, elaborado pela Comissão Europeia. Portugal tem 28,5 por cento de costa em perigo, surgindo em quarto lugar nesta lista dos países da UE.

De acordo com o estudo "Living with Coastal Erosion in Europe: Sediment and Space for Sustainability", um quinto da Europa alargada já está gravemente afectado, com um recuo médio da costa entre os 0,5 e dois metros por ano. Mas existem "casos dramáticos" onde essa percentagem chega aos 15 metros.

Ver notícia completa no Público

Notícia relacionada

15 maio, 2004

Passeio no Rio Sabor - Mogadouro, 22 e 23 de Maio de 2004

Venha conhecer o último grande rio selvagem de Portugal e manifestar-se contra o projecto de construção de uma grande barragem que destruiria um santuário natural único!

Para mais informação (programa, ficha de inscrição, alojamento alternativo e mapas) consultar a Organização (Plataforma Sabor Livre).

Considera que existem alternativas à construção desta barragem? Acha que "andam a tentar travar o progresso" ? A energia fornecida por esta barragem vale mais que os dividendos que podemos obter da preservação da biodiversidade dependente do habitual funcionamento do Rio?

Dê a sua opinião!

12 maio, 2004

Cidadãos que separam embalagens premiados

Até ao fim do ano, mais de 650 mil lares portugueses serão visitados por monitores da Sociedade Ponto Verde (SPV) que vão conferir os seus hábitos de reciclagem. O objectivo não é punir quem não faz a separação das embalagens usadas mas premiar os cidadãos mais ecológicos e informar quem ainda desconhece este procedimento.

A nova campanha de sensibilização da Sociedade Ponto Verde, entidade que faz a gestão dos resíduos das embalagens, foi apresentada ontem e entra hoje em vigor.

Ver notícia completa

Por: Rita Carvalho

Governo investe mais de 370 milhões de euros em projectos científicos até 2006



O Governo vai investir 371,5 milhões de euros até 2006 em projectos científicos inovadores que promovam a transferência de tecnologia, verbas a que poderão concorrer investigadores no estrangeiro que pretendam trabalhar em Portugal, anunciou hoje a tutela.

Segundo a ministra da Ciência e do Ensino Superior, Graça Carvalho, a nova tipologia (mais abrangente) de projectos enquadra-se em três eixos prioritários do Plano de Acção para Portugal até 2010: aumentar o investimento público em Investigação e Desenvolvimento, promover o investimento privado e promover o emprego científico.

Ver artigo completo

Alguns textos para relectir sobre esta questão:

A peculiaridade da investigação científica portuguesa (Professor Adelino Canário)

Cientistas Mobilizam-se

09 maio, 2004

Um Programa com Muitos Projectos

O Programa Castro Verde Sustentável multiplica-se em diferentes projectos, a maior parte com financiamento comunitário e alguns galardoados com prémios. Também tem dado origem a vários trabalhos científicos. O essencial:

Fonte: Público

07 maio, 2004

Eco-latifundiários no Coração do Alentejo

A ideia surgiu num lampejo, enquanto Miguel Vieira ouvia uma cassete, no seu carro, numa viagem entre Setúbal e Lisboa. Mas não era música a fonte de inspiração. O então vice-presidente da Liga para a Protecção da Natureza (LPN) vinha de uma reunião na sede da Reserva Natural do Estuário do Sado, à qual assistira munido de um gravador. Registou integralmente a apresentação que um alto funcionário de Bruxelas fez da nova fonte de financiamento comunitário para projectos de conservação da natureza - o programa LIFE. E no regresso, ao ouvir a cassete, teve a ideia: "Por que não usar esse dinheiro para comprar aquelas propriedades?"

Estava-se a entrar nos anos 90, e a polémica sobre a plantação indiscriminada de eucaliptos ainda ia no auge. As "propriedades" eram um conjunto de herdades no concelho de Castro Verde, que estava nas mãos das empresas de celulose. A possibilidade de se transformarem em eucaliptais era uma dura ameaça para a principal concentração nacional de aves típicas dos campos de cereais - em particular a abetarda.

Do momento em que se cristalizou aquela ideia até hoje, as planícies de Castro Verde transformaram-se no palco de um dos mais bem sucedidos projectos de conservação da natureza do país. Em termos numéricos, o saldo positivo é inegável. Em toda a região de Castro Verde, havia cerca de 400 abetardas no início da década de 1990. Este ano, a contagem chegou a 1022 aves. Também a população de peneireiro-das-torres - outra espécie ameaçada de ave - cresceu consideravelmente.

A protecção destas e de outras aves que vivem na região foi o ponto de partida para algo que acabou por se tornar muito maior - num exemplo bastante próximo do ideal do desenvolvimento sustentável, envolvendo ambientalistas, cientistas, agricultores, empresas, autarcas e a população. Daí que a LPN tenha rebaptizado o seu projecto como Programa Castro Verde Sustentável.

Com recurso a agricultores da região, a LPN faz a gestão dos 1700 hectares das suas propriedades, cultivados segundo normas destinadas a facilitar a vida à avifauna. "Somos eco-latifundiários", brinca a coordenadora do programa, Rita Alcazar.

Vêr o artigo completo no Público.

04 maio, 2004

Poluição das águas no terceiro mundo

Esta notícia da BBC descreve o estado geral da qualidade das águas na Ásia e em África, onde o problema é mais grave.

A poluição das águas provoca milhões de mortes todos os anos causadas pela proliferação de doenças. Não é um problema insolúvel. Pode ser resolvido. O número de pessoas em risco é da ordem dos 2 mil milhões e um investimento de cerca de 180 mil milhões de dólares por ano pode resolver o problema até 2025.

Parte deste investimento vai efectivamente ser feito pelos próprios países que têm este problema (por ex. China, India e Paquistão) à medida que, com o crescimento económico, a disponibilidade financeira for aumentando. Mas outros, nomeadamente os países africanos, dificilmente terão recursos para resolver os seus próprios problemas.

Excerto:

"Almost 40% of the world's population lives within 60 kilometres (38 miles) of the coast. In southern Asia, Unep says, 825 million people lack sanitation, putting them at high risk of sewage-related diseases and even death."

O artigo está em Inglês, façam um esforço para ler, porque vale a pena.

Graças a : Nónio

03 maio, 2004

Ministros impedem ICN de vetar projectos

Um despacho conjunto publicado em finais de Janeiro, assinado apenas pelos ministérios do Ambiente e da Economia, retirou o poder de veto do Instituto de Conservação da Natureza (ICN) em projectos inseridos em sítios da Rede Natura. Este expediente, de legalidade duvidosa, poderá vir a obrigar o ICN a «dar o dito por não dito» em relação à barragem do Baixo Sabor.

Até 31 de Janeiro, os projectos de energias renováveis, incluindo as grandes barragens hidroeléctricas, estavam condicionados, numa fase posterior à avaliação de impacte ambiental, a um parecer vinculativo do ICN. Significava isto que caso este instituto emitisse um parecer científico negativo durante o estudo de impacte ambiental, o projecto não teria hipóteses de ser aprovado em definitivo, pois em coerência o segundo parecer manter-se-ia desfavorável.

Ver o artigo completo da autoria de Pedro Almeida Vieira

Fonte: Diário de Notícias

01 maio, 2004

Delicioso!!! (Tunel do Marquês...)



Fonte: Diário de Notícias