Com base num instrumento apresentado na 9ª Conferência das Partes da Convenção Quadro da ONU para as Alterações Climáticas (COP 9), que decorreu em Milão e terminou no passado dia 12 de Dezembro, a Quercus constatou que Portugal é um dos 50 países com maiores índices de emissões de gases com efeito de estufa (GEE).
Segundo as contas da associação ambientalista Quercus, presente na COP 9, "em 2000 Portugal foi o 49º país com maiores emissões de gases de efeito de estufa do planeta, apesar de ser o 97º em termos de população". No espaço da União Europeia, Portugal estava em nono lugar, "apesar de ser a penúltima economia desta região".
A associação considera que Portugal "deve aproveitar a necessidade de reduzir as suas emissões não como uma mera obrigação mas acima de tudo como uma oportunidade de tornar a nossa economia mais eficiente e como tal mais competitiva". Segundo a Quercus, em todos os países da UE, à excepção de Portugal, o PIB (Produto Interno Bruto) tem aumentado e as emissões têm diminuído.
Fonte: Ecosfera Ver notícia completa