12 julho, 2006

Jovens são os que mais usam o automóvel nas deslocações diárias

O automóvel é utilizado por um total de 3.86 milhões de residentes no Continente para as suas deslocações diárias, um número que corresponde a 46,5% do universo analisado pelo estudo «Consumidor 2005» da Marktest.

A mesma fonte salienta que nos últimos anos tem-se verificado uma tendência de aumento na utilização diária destes veículos, tendo-se passado de 42,1% em 2001 para os 46,5% agora observados.

A Marktest, citada pelo Jornal de Negócios Online, indica ainda que 77,9% dos utilizadores de automóvel para as deslocações diárias são quadros médios e superiores, sendo que as domésticas representam apenas 18,2% do total do universo.

O estudo refere ainda que cerca de 66.8% dos jovens entre os 25 e os 34 anos utiliza diariamente o automóvel nas suas deslocações, «um valor que baixa para os 14,1% junto dos idosos com mais de 64 anos».

Estes veículos são utilizados por 65,6% dos inquiridos pertencentes à classe alta e média alta, uma percentagem que compara com os 23,1% da classe baixa.

Considero estes valores alarmantes, na medida em que refletem o insucesso da educação ambiental dos cidadãos portugueses.

Por outro lado, se a utilização diária dos veículos aumentou, isto poderá querer dizer que andar de transportes públicos tornou-se, ou mais caro, ou menos proveitoso, do ponto de vista do ganho em mobilidade. Penso que hoje em dia temos um misto dos dois...


Fonte: Jornal de Negócios Online