08 maio, 2007

Bento XVI defende desenvolvimento sustentável

Aqui fica uma notícia publicada na SIC Online:

Numa mensagem à Pontifícia Academia de Ciências Sociais, que realiza a sua décima terceira sessão plenária, Bento XVI recordou que a destruição do meio ambiente, o seu uso impróprio e egoísta, gera conflitos e guerras, "porque são fruto de um conceito inumano de desenvolvimento".

O Papa defendeu que um desenvolvimento que se limite ao aspecto técnico-económico, descuidando a dimensão moral-religiosa, "não é um desenvolvimento humano integral e acabará, ao ser unilateral, por incentivar as capacidades destrutivas do homem". Ao fazer frente ao desafio da protecção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, os homens estão chamados a "promover e salvaguardar as condições morais de uma autêntica ecologia humana", acrescentou o Papa.

A protecção do meio ambiente exige uma relação responsável "não só com a criação, mas também com o nosso próximo, aproximando-o e deixando-o, no espaço e no tempo, com o Criador", afirmou.

O Papa sublinhou que o mundo actual enfrenta três desafios, que, defendeu "só pode encarar através de um compromisso convicto ao serviço dessa justiça maior que está inspirada pela caridade". Esses três desafios são: a protecção do ambiente e do desenvolvimento sustentável, a defesa da dignidade inviolável dos seres humanos e a partilha dos bens espirituais, como o conhecimento e a educação.

Também muito relacionado com o conceito de desenvolvimento sustentável, o Papa defendeu que é urgente alcançar "uma justa igualdade de oportunidades" no campo da educação e da transmissão de conhecimentos".