O novo site Meteoalarm fornece as informações mais necessárias à defesa contra o mau tempo que se preveja na Europa. É possível ver os pontos da Europa onde as condições de tempo podem constituir perigo.
Avisa sobre a possível ocorrência de situações de mau tempo, como chuva forte com risco de inundação, trovoadas intensas, ventos fortes, ondas de calor, fogos florestais, nevoeiro, neve ou frio extremo com tempestades de neve, avalanchas ou tsunamis.
As cores dos mapas utilizados indicam a gravidade e as possíveis consequências do risco. No mapa da Europa, cada um dos países participantes tem uma cor correspondente à atribuída ao alerta de grau de intensidade mais elevado aplicável. Clicando sobre um país obtém-se ligação aos respectivos alertas de âmbito nacional e regional.
Nas cores correspondentes aos graus mais elevados de alerta (laranja e vermelho), a informação regional é acompanhada de imagens que indicam o tipo de condições susceptíveis de criar situações de risco. Clicando sobre uma região de um determinado país obtêm-se mais informações, entre elas a duração prevista para a ocorrência de determinado fenómeno e outros aspectos como a intensidade (ex.: a quantidade de neve prevista). A este nível regional, as imagens de fundo são denotativas dos fenómenos e riscos a eles associados.
O site permite obter informações sobre mau tempo para o próprio dia ou o dia seguinte. Para acesso ao texto dos avisos de cada um dos Serviços Meteorológicos Nacionais, basta clicar sobre o respectivo símbolo. Esta nova plataforma recolhe toda a informação de interesse sobre o mau tempo, oriunda dos Serviços Meteorológicos Nacionais públicos de vinte países, e apresentada de forma a permitir uma interpretação coerente para a maior área possível da Europa.
Os países participantes são os seguintes: Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Letónia, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido.
O site www.meteoalarm.eu foi criado para a Rede de Serviços Meteorológicos Europeus, a EUMETNET. Esta iniciativa conta com o activo apoio da OMM, a Organização Meteorológica Mundial.