Foi criada recentemente a primeira versão do Guia de Boas Práticas para Mapeamento Estratégico de Ruído e para Produção de Dados Associados sobre Exposição ao Ruído.
Este documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho da Comissão Europeia – Avaliação da Exposição ao Ruído (WG-AEN) , com o objectivo principal de auxiliar os Estados Membros da União Europeia a levar a cabo mapeamento estratégico e produzir dados associados tal como requerido pela Directiva Europeia de Ruído.
A referida directiva estabelece quatro métodos computacionais para a produção de mapas de ruído. Estes métodos necessitam de ser adaptados, em particular aos indicadores mais comuns Lden (dia-fim-de-tarde-noite ou incómodo geral) e Lnight (indicador de ruído nocturno). Para tal a Comissão Europeia adoptou esta recomendação que estabelece as linhas guia para a revisão dos referidos métodos computacionais (para cálculo de ruído industrial, rodoviario, ferroviário, e aéreo) .
IMAGINE: Este projecto europeu pretende desenvolver os novos métodos para o cálculo de ruído gerado por caminhos-de-ferro, rodovias, zonas industriais e tráfego aéreo. Pretende também padronizar os métodos Harmonoise existentes e fornecer linhas-guia sobre como utilizar estes métodos no mapeamento de ruído e nos planos de acção de ruído (por exemplo na gestão de tráfego) na União Europeia.
Os efeitos do ruído sobre as populações vão ser determinados com base no estudo das relações dose-efeito que causam distúrbios de sono. Tendo em vista a obtenção de elementos que permitam estabelecer essas relações foi desenvolvido este estudo.
Alguns projectos de investigação financiados pela Comissão Europeia:
Harmonoise: Métodos harmonizados, precisos e fiáveis no âmbito da Directiva Europeia para a Avaliação e Gestão de Ruído Ambiente (decorreu entre 2001 e 2003).
RANCH: Esxposição a ruído gerado por tráfego rodoviário e aéreo. Saúde e perceptividade das crianças face ao ruído (decorreu entre 2001 e 2003).
CALM network: Plano estratégico para a investigação de ruído comunitário
Railway Noise: Pretende avaliar a aplicabilidade da norma preliminar prEN ISO 3095 para a medição de ruído ferroviário exterior, face a uma futura implementação de legislação europeia para a classificação de veículos ferroviários.
SILVIA: Superfícies sustentáveis para o controle de ruído gerado por tráfego rodoviário.
Exemplo de aplicação prática de mapas de ruído na Alemanha:
Este documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho da Comissão Europeia – Avaliação da Exposição ao Ruído (WG-AEN) , com o objectivo principal de auxiliar os Estados Membros da União Europeia a levar a cabo mapeamento estratégico e produzir dados associados tal como requerido pela Directiva Europeia de Ruído.
A referida directiva estabelece quatro métodos computacionais para a produção de mapas de ruído. Estes métodos necessitam de ser adaptados, em particular aos indicadores mais comuns Lden (dia-fim-de-tarde-noite ou incómodo geral) e Lnight (indicador de ruído nocturno). Para tal a Comissão Europeia adoptou esta recomendação que estabelece as linhas guia para a revisão dos referidos métodos computacionais (para cálculo de ruído industrial, rodoviario, ferroviário, e aéreo) .
IMAGINE: Este projecto europeu pretende desenvolver os novos métodos para o cálculo de ruído gerado por caminhos-de-ferro, rodovias, zonas industriais e tráfego aéreo. Pretende também padronizar os métodos Harmonoise existentes e fornecer linhas-guia sobre como utilizar estes métodos no mapeamento de ruído e nos planos de acção de ruído (por exemplo na gestão de tráfego) na União Europeia.
Os efeitos do ruído sobre as populações vão ser determinados com base no estudo das relações dose-efeito que causam distúrbios de sono. Tendo em vista a obtenção de elementos que permitam estabelecer essas relações foi desenvolvido este estudo.
Alguns projectos de investigação financiados pela Comissão Europeia:
Harmonoise: Métodos harmonizados, precisos e fiáveis no âmbito da Directiva Europeia para a Avaliação e Gestão de Ruído Ambiente (decorreu entre 2001 e 2003).
RANCH: Esxposição a ruído gerado por tráfego rodoviário e aéreo. Saúde e perceptividade das crianças face ao ruído (decorreu entre 2001 e 2003).
CALM network: Plano estratégico para a investigação de ruído comunitário
Railway Noise: Pretende avaliar a aplicabilidade da norma preliminar prEN ISO 3095 para a medição de ruído ferroviário exterior, face a uma futura implementação de legislação europeia para a classificação de veículos ferroviários.
SILVIA: Superfícies sustentáveis para o controle de ruído gerado por tráfego rodoviário.
Exemplo de aplicação prática de mapas de ruído na Alemanha:
Documentos a consultar (pdf):
Guia de Boas Práticas para Mapeamento Estratégico de Ruído e para Produção de Dados Associados sobre Exposição ao Ruído
Directiva Comunitária n.º 2002/49/EC de 25 de Junho
Projecto SoundCity - Boas Práticas na recolha e utilização de dados em Mapeamento Estratégico de Ruído