27 março, 2006

Projecto CASTOR

Logotipo do Projecto
A mais promissora abordagem para reduzir o volume de CO2 emitido por grandes indústrias (cimento, eléctricas, refinarias, etc.), que contabilizam mais de 60% das emissões mundiais, é a “captura e armazenagem geológica”, que consiste na recuperação deste gás e na injecção no subsolo.

O projecto CASTOR (“CO2 from CApture to STORage”), é uma iniciativa europeia que agrega 30 parceiros (indústrias, institutos de pesquisa e universidades) oriundos de 11 países Europeus. O projecto é financiado pela Comissão Europeia sob o sexto programa-quadro e coordenado pelo IFP (Institut Français du Pétrole). O objectivo geral do projecto CASTOR é desenvolver e validar, através de parcerias público/privado, todas as tecnologias inovadoras necessárias á captura e armazenagem de CO2 de um modo fiável e seguro.

Especificamente, o objectivo do programa é tornar possível a captura e armazenagem geológica de 10% das emissões Europeias de CO2, ou 30% das emissões de indústrias de grande dimensão (principalmente centrais convencionas de produção de energia). Para conseguir concretizar isto, serão desenvolvidos e validados dois vectores principais: novas tecnologias para a captura e separação de CO2 dos gases emitidos e a seu armazenagem geológico; ferramentas e métodos para quantificar e minimizar as incertezas e riscos associados ao armazenagem de CO2.

Neste contexto, o programa do projecto CASTOR, está direccionado mais especificamente para reduzir os custos da captura e separação do CO2 (de 40-60€/ton CO2 para 20-30€/ton), melhorando o desempenho, a segurança, e o impacte ambiental da armazenagem geológica.

Este projecto será o primeiro no mundo que integra ambos os problemas (captura e armazenagem) ao mesmo tempo, e a validar as suas conclusões testando-as em locais piloto.

Neste sentido, inaugurou já a sua primeira unidade industrial piloto, em Esbjerg (Dinamarca), tornando-se esta a maior instalação industrial do mundo a capturar CO2 nos gases de chaminé numa central termoeléctrica a carvão.

Resta referir que não existe nenhum parceiro Português envolvido neste projecto.

Ver animação em flash

Fontes:
CASTOR