08 junho, 2005

8 de Junho - Dia Mundial dos Oceanos

O Mar...Criado em 1992 na Cimeira da Terra no Rio, o Dia Mundial dos Oceanos é uma oportunidade para celebrar a nossa ligação pessoal com o mar. Neste dia procura-se um pouco por todo o mundo assumir compromissos, mudar perspectivas questionando em que medida os oceanos são importantes para cada um de nós, aprender um pouco e ou simplesmente por uma vez deixar de estar de costas voltadas para o Oceano, apenas tendo em conta o que ele pode fazer por nós, não pensando o que podemos fazer por este organismo vivo e dinâmico que dá sentido à expressão Planeta Azul e preenche mais de 70% da superfície terrestre.

Como se sabe nem tudo vai bem no reino de Neptuno, afectado por problemas vários como a sobrepesca, poluição, introdução de espécies estranhas aos habitats e destruição destes levando à ameaça de estuários, águas costeiras e oceanos. Como se não bastasse uma nova ameaça como é o aquecimento global começa a ser sentida com os consequentes impactos.

Como um povo que antes de sermos europeístas deveriamos ser atlantistas (confesso que não sei se existe) devido ao nosso passado e a nossa ligação ao Mar, que às vezes nos parece envergonhar em vez de orgulhar profundamente, deixamos passar oportunidades como este dia para exaltar a nossa ligação ao oceano. Por exemplo, depois das conclusões da Comissão para os Oceanos o que está a ser feito? Já há ideias, estratégias, linhas guia? Não me parece e manifesto a minha posição de que o défice não pode ser impeditivo da toma de medidas concretas e de investimento. Há que apostar na nossa mais valia e tornarmo-nos a grande porta de entrada de mercadorias utilizando por exemplo o Porto de Sines para tal, apostar em turismo sustentável usufruindo dos quilómetros de costa que possuímos evitando casos, como se tem verificado no Algarve, em que empreendimentos turísticos localizados na linha de costa fecham literalmente praias, não sendo possível ao resto da população usufruir do que é nosso por direito.

Em relação à comemoração da efeméride são poucas as instituições que por cá dão alguma relevância ao tema. A LPN emitiu um comunicado com o sugestivo tema "Dia Mundial dos Oceanos - Haverá Razões para Comemorar?", enquanto que o GEOTA também emitiu um comunicado com reflexões sobre o tema. O Oceanário de Lisboa como não poderia deixar de ser, também celebra os oceanos, dedicando-lhes o mês de Junho. O Ciência Viva comemora o dia com uma sessão sobre o projecto ,Ciência, Educação e Arqueologia Marinha: À Descoberta do Fundo do Mar, associado à iniciativa luso-americana SEMAPP. A sessão decorrerá no foyer do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva às 15h.

Sugiro uma visita ao site do World Ocean Network, organismo global que se preocupa em exclusivo com a problemática dos Oceanos. Podem participar activamente ao tirar o Passaporte dos Oceanos, tornando-se assim cidadãos dos Oceanos.

Uma vez que está um tempo mais que agradável, sugiro que quem possa vá até à praia e dê um mergulho no mar e constatem a maravilha que temos e não podemos desperdiçar.

Saudações Ambientalistas e Bons Mergulhos