18 março, 2005

Quilimanjaro sem neve pela primeira vez em 11 mil anos

Monte QuilimanjaroUma fotografia divulgada recentemente em Londres mostra o cume do monte Quilimanjaro, o ponto mais alto do continente africano, praticamente sem neve ou gelo.

Segundo os cientistas, esta é a primeira vez que tal sucede em mais de 11 mil anos, sendo que o fenómeno é atribuído ao aquecimento global.

A imagem está exposta no Museu da Ciência da capital britânica, e consta também de um livro que foi ontem distribuído a ministros da Energia e do Ambiente de 20 países, que se encontram em Londres a discutir a questão das mudanças climáticas no planeta.

Com 5 892 metros de altitude, o Quilimanjaro é o ponto mais alto de um maciço vulcânico que se estende entre o Quénia e a Tanzânia. Segundo os cientistas, o aquecimento global tem vindo a provocar profundas alterações neste maciço, que perdeu 80 por cento da área coberta por neve e gelo no último século e poderá ficar definitivamente descoberto em 2020.

Glaciares existentes em 2000 (linha a preto) e em 1962 (linha amarela)A organização "Climate Change", que elaborou um relatório sobre os fenómenos climáticos a nível mundial, aponta o Quilimanjaro como um exemplo do que poderá suceder se nada for feito para alterar o rumo dos acontecimentos. No caso concreto, o desaparecimento da neve deste maciço poderá traduzir-se em alterações dramáticas em todos os ecossistemas das planícies que o envolvem.

O aumento das temperaturas, tem provocado degelos preocupantes noutros glaciares, nomeadamente no Tibete e nos Andes peruanos.

Fonte: DN Online


Ligações recomendadas:

Alterações Climáticas