18 janeiro, 2007

Lista de Agressões Ambientais*

Aceda aqui à Lista de Agressões Ambientais* adaptada a partir do jornal "Público", de 15 de Janeiro de 2007.

Esta lista contempla todo o tipo de atropelos aos PDM (Planos Directores Muncipais à REN (Rede Ecológica Nacional), Rede Natura, PROT (Planos Regionais de Ordenamento do Território, e os demais instrumentos de ordenamento do território e protecção ambiental que foram criados com o objectivo de garantir a qualidade de vida dos cidadãos, o desenvolvimento sustentável e organizado, a correcta afectação de recursos naturais, a preservação da biodiversidade e dos sistemas naturais e a entrega de um futuro saudável e próspero para os nossos filhos.

O reconhecimento de "interesse público" tantas vezes invocado em favor dos grandes projectos a implementar em locais inadequados á luz destes instrumentos parece não fazer juz ao próprio nome. Consideraram-se de "Interesse público" projectos que atropelam o mais elementar dos direitos dos cidadãos, o direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado (Artigo 66º da Constituição).

Quem é que sai a ganhar? Quem é que sai a perder? Consulte as ligações e fique a saber as respostas.


Notícias Relacionadas:

Governo altera PDM para fábrica Ikea - DN Online

Planos de ordenamento territorial suspensos para novos investimentos - Público.pt

Grândola:Governo vai reconhecer «utilidade pública» do Pinheirinho e Costa Terra - Diário Online

Herdade do Pinheirinho está pronta a avançar - Setúbal na Rede

Quercus contra construção de empreendimento na Rede Natura - Setúbal na Rede

Hoje é assinado contrato de empreitada da barragem de Odelouca

Municípios defendem barragem do Sabor numa carta à Comissão Europeia - Público.pt

Vila Franca suspende PDM para instalar plataforma na Castanheira do Ribatejo - O Mirante online

Quercus acusa “Estradas de Portugal” de abater sobreiros ilegalmente - Tinta Fresca

Co-incineração: Governo invoca interesse público - Portugal Diário

Ambiente favorável a parque de desportos motorizados - Algarve Digital

Pescanova em Rede Natura não é entrave para Portugal - Jornal de Notícias

* Notícia gentilmente cedida por Radica o blogue!

08 janeiro, 2007

Inauguração do Centro Virtual de Interpretação Marinha

Será amanhã inaugurada a Base do Centro de Interpretação Marinha Virtual – CIMV. Esta inauguração decorre pelas 15 horas e na Antiga Fábrica da Baleia de Porto Pim, no âmbito dos 31 anos da Universidade dos Açores que são comemorados na Horta, nesta mesma data, 9 de Janeiro.

O CIMV, que pode ser consultado na página http://www.cimvazores.info/cimv_pt.html, é um dos produtos do projecto MARMAC co-financiado pelo programa InterReg3b/FEDER e pela Secretaria do Ambiente e do Mar e coordenado pelo Centro do IMAR/Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

Este Centro cujo suporte físico é um DVD multimédia, prevê a simulação de uma viagem, aos ecossistemas costeiros e profundos dos Açores. A viagem virtual será guiada pelo robot, RV 3000 e realizada através de um veículo de exploração subaquática, o CIMV 3000. Durante esta viagem é possível conhecer a vida marinha das grutas e das baixas costeiras dos Açores ou até mesmo fazer um mergulho no oceano profundo e realizar uma experiência científica.

Na Base do CIMV, e através de computadores, o visitante poderá fazer esta viagem dentro do próprio veículo de exploração subaquática, que estará em exposição em tamanho real.

Fonte: Cremilde Santos, 08/01/2007, 08:25 Ciênciapt.NET