28 julho, 2008

Russos querem construir no Ludo

«Uma empresa de capitais russos comprou mais de 500 hectares de terreno no Ludo entre Faro e Loulé por 50 milhões de euros. Na zona está proibida à construção. Mas a empresa está esperançada em conseguir um Projecto PIN – Projecto de Potencial Interesse Nacional.

A notícia é avançada esta segunda-feira pelo Público, que ouviu o edil farense, José Apolinário, dizer que se for de “interesse concelhio e compatível com os valores ambientais em presença”, admite que possa surgir um PIN que permita ultrapassar as restrições à construção.

Tratam-se de terrenos de pinhal com 529 hectares, desde a faixa litoral até quase à EN 125, entre os dois concelhos. Os terrenos pertenciam, segundo o jornal, a empresas off-shore adquiridas pela empresa de capitais russos, através de um escritório de advogados londrino.

O projecto de ordenamento da zona (Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa) interdita a construção, mas ainda está em fase de aprovação na Secretária de Estado do Ambiente. »


Mais informações sobre esta área:

Almargem - Nota de imprensa - Conservação da Natureza no Algarve: oportunidade de futuro ou mera minimização de impactes ? - (28 de Julho de 2008)

26 julho, 2008

Novo regime jurídico da conservação da natureza e da biodiversidade

«O Decreto-Lei nº 142/2008 de 24 de Julho criou a Rede Fundamental de Conservação da Natureza (RFCN) e o Sistema Nacional de Áreas Classificadas (SNAC), integrando neste a Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP).

A RFCN é composta pelas áreas nucleares de conservação da natureza e da biodiversidade integradas no SNAC e pelas áreas de reserva ecológica nacional, de reserva agrícola nacional e do domínio público hídrico. Contribui-se, assim, para uma adequada protecção dos recursos naturais e para a promoção da continuidade espacial, da coerência ecológica das áreas classificadas e da conectividade das componentes da biodiversidade em todo o território, bem como para uma adequada integração e desenvolvimento das actividades humanas.

Por outro lado, este Decreto-Lei estrutura o SNAC, constituido pela RNAP, pelas áreas classificadas que integram a Rede Natura 2000 e pelas demais áreas classificadas, ao abrigo de compromissos internacionais assumidos pelo Estado Português, assegurando a integração e a regulamentação harmoniosa dessas áreas já sujeitas a estatutos ambientais de protecção.»

Fonte: ICNB

22 julho, 2008

Eco-humor

Precisa mesmo de um saco de plástico?


George Bush - Aquecimento Global



(via ambio mailing list)

21 julho, 2008

Açores: investigador admite produção de cem toneladas/dia de hidrogénio dentro de quatro a cinco anos

«Os Açores poderão estar, dentro de quatro ou cinco anos, a produzir cem toneladas diárias de hidrogénio para consumo regional e exportação, admitiu hoje o investigador da universidade do arquipélago.

O responsável pelo Laboratório de Ambiente Marinho e Tecnologia (LAMTec), localizado na Praia da Vitória (Ilha Terceira), disse que "os estudos apontam para uma produção de cem toneladas por dia, quantidade que pode rentabilizar o projecto".

"A primeira produção destina-se à substituição das centrais termoeléctricas (que funcionam a fuelóleo) que passam a funcionar a hidrogénio, alargando-se posteriormente aos transportes e à indústria", adiantou o investigador.

Mário Alves garantiu que "os Açores possuem recursos renováveis abundantes, nomeadamente o vento, o que permite perspectivar um aumento de produção, incluindo a exportação, de acordo com a procura do mercado".(...)»(ler o resto do artigo aqui)

Fonte: Ecosfera- público.pt

AMI - Reciclagem de Óleo

Campanha AMIO óleo alimentar que não serve para si pode ainda ajudar muita gente. Por isso é importante que pense bem antes de o deitar fora. Até hoje, o principal destino dos óleos usados em Portugal tem sido o despejo na rede de esgotos e este é um dos maiores erros que pode cometer.

Porquê?
Porque, quando lançados nas redes de drenagem de águas residuais, os óleos poluem e obstruem os filtros existentes nas ETAR’s, tornando-se assim um grande obstáculo ao seu bom funcionamento.

Simples gestos fazem a diferença
Ao aderir ao projecto de Recolha de Óleos Alimentares Usados não só evita a poluição da água como está a transformar o óleo em Biodiesel, uma fonte renovável de energia que diminui as emissões de CO2. Além disso, cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social em Portugal.

Para participar neste projecto da AMI:
- Junte o óleo alimentar que usa na sua cozinha numa garrafa de plástico e entregue-a quando estiver cheia num dos restaurantes aderentes (pdf);

- Afixe cartazes no comércio da sua localidade e distribua folhetos nas caixas de correio. Solicite materiais, enviando um e-mail para reciclagem@ami.org.pt;

- Os estabelecimentos que pretendam aderir, recebendo recipientes próprios para a deposição dos óleos alimentares usados, deverão telefonar gratuitamente para o número 800 299 300.

Mais informações em:
Fundação AMI
Rua José do Patrocínio, 49 | 1949-008 Lisboa
Tel. 218 362 100 | Fax 218 362 199
E-Mail: reciclagem@ami.org.pt | Internet: www.ami.org.pt

18 julho, 2008

Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente 2008


O Município de Olhão organiza, de 24 a 27 de Julho de 2007, em parceria estratégica com o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), a terceira edição da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente, este ano subordinada ao tema “O Ecoturismo na Conservação da Natureza”, cujo programa inclui também a realização de actividades outdoor de ecoturismo e desporto de natureza, workshops, uma bolsa de turismo e viagens alternativas exposições, uma mostra de livros de ambiente e de literatura de viagens, mercado de produtos tradicionais e biológicos, projectos de sensibilização ambiental e a realização de um seminário internacional sobre Ecoturismo.

A 3ª edição da FEIRA NACIONAL DE PARQUES NATURAIS E AMBIENTE constitui um espaço privilegiado para a promoção e valorização das áreas protegidas e para a divulgação activa de projectos, produtos e serviços provenientes de entidades e organizações ligadas à conservação da natureza, ao turismo de natureza e ao ambiente.

Mais informações em http://www.feiranacionaldeparques.com/

Programa

Programa de actividades - Quinta do Marim e Olhão

17 julho, 2008

Gestão Costeira Integrada


Revista de Gestão Costeira Integrada para Países de Língua Portuguesa
Revista n.º 8, fascículo 1 - Ano 7

Revista integral (PDF)

Prefácio
A Ocupação e Exploração do Litoral. Reflexões para um Desenvolvimento Sustentável.
J. Alveirinho Dias, Marcus Polette & J. Antunes do Carmo.

Artigos
Aplicação de Metodologias de Monitorização GPS em Litorais Arenosos: Geração de Modelos de Elevação do Terreno.
Paulo Baptista, Luísa Bastos, Telmo Cunha, Cristina Bernardes & João Alveirinho Dias

Análise da Vulnerabilidade de uma praia Estuarina à Inundação: Aplicação à Restinga do Alfeite (Estuário do Tejo).
Catarina I. C. Vargas, Filipa S. B. F. Oliveira, Anabela Oliveira & Nuno Charneca

Dinâmica Fisiográfica da Orla Costeira: Estudos de Reabilitação e Protecção.
A. B. Fortunato, M. Clímaco, F. Oliveira, A. Oliveira, F. Sancho & P. Freire.

Estudo Preliminar da Geometria de um Recife Artificial para Protecção Costeira e para a prática de Surf na Costa Oeste Portuguesa.
Mechteld Ten Voorde, Maria da Graça Neves & João Simão Antunes do Carmo.

Nível de Antropização X nível de uso das praias de Porto Seguro/BA: Subsídios para uma avaliação da capacidade de suporte.
Iracema Reimão Silva, Abílio Carlos da Silva Pinto Bittencourt, Sylvio Bandeira de Mello e Silva, José Maria Landim Dominguez & José Rodrigues de Sousa Filho.

Estações de Tratamento de Esgoto Sanitário: Análise Econômica de Alternativas para Municípios Litorâneos - Estudo de Caso_- Balneário Camboriú e Itajaí (SC), Brasil.
Andresa G. Wagner & Valleria R. Bellotto.

Fonte: APRH

15 julho, 2008

Novo dossier temático sobre Energia e Alterações Climáticas

Está disponível na página do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, um dossier temático sobre Energia e Alterações Climáticas.

Nessa página é apresentada variada informação relativa ao tema, incluindo um enquadramento com o contributo do Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa; um espaço escolas, com conteúdos para os mais novos e para professores; vídeos; ferramentas úteis de boas práticas em energia e clima; uma base de fontes de informação; um espaço para candidaturas em aberto referentes a projectos na área da energia e ambiente, bem como outros programas de apoio e também uma secção de notícias.

Conteúdos para todos os gostos dos interessados nesta temática portanto, dos mais novos aos mais velhos, dos curiosos aos que procuram apoio para os seus projectos.

12 julho, 2008

Discussão Pública "on-line" do PROT OVT

PROT OVTIniciou-se o período de discussão pública dos documentos do Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo (PROT OVT).

Faça chegar o seu contributo à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) até 4 de Agosto de 2008.

A sua participação poderá ser feita "on-line" a título individual ou em representação (de uma entidade).

Para mais informação, consulte:

PROT OVT
CCDR LVT

PARTICIPE!

10 julho, 2008

Investigadores identificaram alterações nas rochas que precedem os sismos

«Investigadores norte-americanos deram um passo na possível previsão dos sismos. Um artigo publicado hoje na revista científica Nature conseguiu relacionar alterações nas rochas e nas ondas sísmicas que se deram antes da ocorrência de dois sismos de baixa magnitude.

A falha de Santo André, perto da cidade de São Francisco nos Estados Unidos, foi o laboratório para as experiências. O grupo de cientistas montou um observatório chamado Safod (San Andreas Fault Observatory at Depth) para obter informações sobre a alteração das rochas na falha. O objectivo foi procurar uma previsão prática dos sismos.

“Se tivermos 10 horas de aviso pode-se evacuar populações de um ponto de vista prático, tirar as pessoas dos edifícios, pôr o departamento de incêndios pronto a actuar”, explica Paul Silver, co-autor do artigo e investigador no Carnegie Institution for Science, em Washington.(...)»

fonte: Público

04 julho, 2008

Sugestão de leitura

« Time for Plan B: Cutting carbon emissions 80 percent by 2020
By Lester R. Brown, Janet Larsen, Jonathan G. Dorn, and Frances C. Moore;
Courtesy of Earth Policy Institute
Originally published Jul. 2008

When political leaders look at the need to cut carbon dioxide emissions to curb global warming, they ask the question: How much of a cut is politically feasible? At the Earth Policy Institute we ask a different question: How much of a cut is necessary to avoid the most dangerous effects of climate change?(...)

We cannot afford to let the planet get much hotter. At today’s already elevated temperatures, the massive Greenland and West Antarctic ice sheets—which together contain enough water to raise sea level by 12 meters (39 feet)—are melting at accelerating rates. Glaciers around the world are shrinking and at risk of disappearing, including those in the mountains of Asia whose ice melt feeds the continent’s major rivers during the dry season.

Delaying action will only lead to greater damage. It’s time for Plan B. (...)

None of these initiatives depends on new technologies. We know what needs to be done to reduce CO2 emissions 80 percent by 2020. All that is needed now is leadership. »


Secret report: biofuel caused food crisis

«Biofuels have forced global food prices up by 75% - far more than previously estimated - according to a confidential World Bank report obtained by the Guardian.

The damning unpublished assessment is based on the most detailed analysis of the crisis so far, carried out by an internationally-respected economist at global financial body.

The figure emphatically contradicts the US government's claims that plant-derived fuels contribute less than 3% to food-price rises. It will add to pressure on governments in Washington and across Europe, which have turned to plant-derived fuels to reduce emissions of greenhouse gases and reduce their dependence on imported oil. (Ler o resto do artigo)»

Fonte: the Guardian