30 outubro, 2008

Simples

«Uma padaria está a oferecer aos seus clientes um pão, na compra de 13, se prescindirem de saco de plástico.
Uma padaria de Vila Verde está a oferecer um pão aos clientes que prescindirem da saco de plástico, por entender que aquele material, não sendo biodegradável é prejudicial para o ambiente, disse hoje à Lusa o seu proprietário.
Manuel Arantes adiantou que a ideia é poupar o ambiente ao desgaste provocado pelo plástico deitado fora e abandonado a céu aberto: "a quem levar 13 pães, por um euro, eu ofereço um, se não quiser o saquinho de plástico", revelou.
O cliente leva, assim, 14 pães pela mesma moeda de um euro, o que - frisou - dá numa média assinalável de sete cêntimos por unidade, inferior ao preço de mercado.
O dono da padaria "Grupo Jovem" diz que a ideia lhe surgiu quando ia a passar em Navarra, Braga, e viu sacos do estabelecimento no lixo. "Vi aquilo e pensei que, enquanto um pão na mão de um cliente pode durar dois minutos, um saco deitado fora por alguém pode poluir o ambiente durante centenas de anos", explicou.
A eficácia da ideia está a ser comprovada no dia-a-dia: "As pessoas têm aderido e de que maneira", referiu, frisando que é capaz de "passar uma hora a vender pão com todos os clientes a optarem por não levar saco de plástico".
O empresário, que trabalha 12 a 14 horas por dia a fazer e vender o pão, salienta que, com sentido ecológico ou apenas para conseguir mais um pão, a verdade é que muitos vilaverdenses já mudaram de hábitos. "Chegam mesmo a trazer sacos de pano de casa, ou então outras sacos plásticos que tenham vindo já das compras no supermercado", diz o responsável pelo "Grupo Jovem".»

Fonte: Expresso