14 outubro, 2008

Divulgação pública

« A construção de mais uma cimenteira em Portugal, vai por em risco um património cultural e natural muito valioso e que é de todos nós. As empresas Espanhola ARICAM e a Portuguesa ESVAP apoiadas pela Câmara de Figueiró dos Vinhos e Governo Português pretendem instalar esta unidade fabril na freguesia da Aguda. Promovido através da empresa "Cimentaurus - Cimentos,Lda" o projecto encontra-se na lista de projectos PIN (Projecto de Interesse Nacional) em acompanhamento. Este monstro vai ser construído em cima da povoação de Aguda, vila rural muito antiga e sede de freguesia, pondo em causa a saúde e qualidade de vida dos seus habitantes e destruindo todo um legado agrícola ainda existente. O património natural e cultural que envolve este local é de uma grande riqueza e é considerado por muitos como "Sintra do interior":


- As Fragas de São Simão o maior monumento natural do pinhal interior.


- A Ribeira de Alge onde ainda existem trutas, lontras e garças reais e uma flora riquíssima.


- O Casal de São Simão (www.newsfromcasal.blogspot.com) uma das mais bonitas Aldeias do Xisto, alvo de vários investimentos públicos e campanhas publicitárias no estrangeiro.

Considerado pelo Região Turismo do Centro e Centro de Portugal de extrema importância para o Turismo. No Verão de 2008 foi ali feito um spot publicitário para promoção de Portugal em Espanha


- A Serra do Sicó, sitio classificado Rede Natura, onde foram compradas as pedreiras para abastecer a cimenteira. O aumento da área de exploração irá criar grande destruição na paisagem, chagas ambientais irreversíveis. A Cimenteira vai ficar a mais de 6 Kms das pedreiras e a passagem diária de camiões com pedra para a fábrica vai causar também grandes impactos na qualidade de vida das populações que atravessam, Chão de Couce, Pontão e a Vila de Avelar.

- A Barragem da Saonda, um projecto das Águas do Mondego, destina-se ao abastecimento de água à rede pública do Concelho de Ansião. Esta barragem é para ser construída na Ribeira de Alge e a sua albufeira vai localizar-se por baixo da cimenteira.

Como é possível que se autorize a construção de uma empresa poluente em cima de uma povoação e num local com um património tão rico? Como é possível que se autorize uma empresa estrangeira a destruir o nosso património para fabrico de matéria prima que dizem ser para exportar para o seu País? Porque é que os nossos governantes classificam de PIN (Projecto de Interesse Nacional) projectos que destroem o património natural, maior riqueza de Portugal e que é pertença de todos nós? Numa altura em que em todo o mundo se fala em preservação ambiental e redução de emissões para a atmosfera este projecto não se compreende.

Está no Blog Tertúlia do Pinhal uma petição contra a construção da Cimenteira
http://www.thepetitionsite.com/1/cimenteira-em-figueir-dos-vinhos-aguda

Vamos todos dizer NÃO a mais este atentado ao nosso património. Não podemos continuar a assistir calados á destruição do que mais temos de belo na nossa terra. Vamos dizer à Câmara de Figueiró dos Vinhos e aos nossos governantes que não queremos o nosso Portugal destruído. Defender e preservar o nosso património é garantir qualidade de vida às gerações vindouras.

Assinem, divulguem pelos vossos amigos. O vosso contributo è importante para preservar este cantinho de Portugal.

Obrigado
Luís »


E-mail enviado por Luís Santos