28 julho, 2008

Russos querem construir no Ludo

«Uma empresa de capitais russos comprou mais de 500 hectares de terreno no Ludo entre Faro e Loulé por 50 milhões de euros. Na zona está proibida à construção. Mas a empresa está esperançada em conseguir um Projecto PIN – Projecto de Potencial Interesse Nacional.

A notícia é avançada esta segunda-feira pelo Público, que ouviu o edil farense, José Apolinário, dizer que se for de “interesse concelhio e compatível com os valores ambientais em presença”, admite que possa surgir um PIN que permita ultrapassar as restrições à construção.

Tratam-se de terrenos de pinhal com 529 hectares, desde a faixa litoral até quase à EN 125, entre os dois concelhos. Os terrenos pertenciam, segundo o jornal, a empresas off-shore adquiridas pela empresa de capitais russos, através de um escritório de advogados londrino.

O projecto de ordenamento da zona (Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa) interdita a construção, mas ainda está em fase de aprovação na Secretária de Estado do Ambiente. »


Mais informações sobre esta área:

Almargem - Nota de imprensa - Conservação da Natureza no Algarve: oportunidade de futuro ou mera minimização de impactes ? - (28 de Julho de 2008)