26 julho, 2008

Novo regime jurídico da conservação da natureza e da biodiversidade

«O Decreto-Lei nº 142/2008 de 24 de Julho criou a Rede Fundamental de Conservação da Natureza (RFCN) e o Sistema Nacional de Áreas Classificadas (SNAC), integrando neste a Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP).

A RFCN é composta pelas áreas nucleares de conservação da natureza e da biodiversidade integradas no SNAC e pelas áreas de reserva ecológica nacional, de reserva agrícola nacional e do domínio público hídrico. Contribui-se, assim, para uma adequada protecção dos recursos naturais e para a promoção da continuidade espacial, da coerência ecológica das áreas classificadas e da conectividade das componentes da biodiversidade em todo o território, bem como para uma adequada integração e desenvolvimento das actividades humanas.

Por outro lado, este Decreto-Lei estrutura o SNAC, constituido pela RNAP, pelas áreas classificadas que integram a Rede Natura 2000 e pelas demais áreas classificadas, ao abrigo de compromissos internacionais assumidos pelo Estado Português, assegurando a integração e a regulamentação harmoniosa dessas áreas já sujeitas a estatutos ambientais de protecção.»

Fonte: ICNB