24 abril, 2008

I Jornadas Científicas de Espeleologia


A FPE - Federação Portuguesa de Espeleologia, em colaboração com o Instituto Politécnico de Leiria e o Núcleo de Espeleologia de Leiria estão a promover as I Jornadas Científicas de Espeleologia, sob o tema do Maciço Calcário Estremenho. Ocorrerá de 1 a 4 de Maio e possui um programa vastíssimo para todos os interesses.

Este evento visa divulgar as diferentes vertentes científicas e trabalhos de investigação vocacionados para o Maciço Calcário Estremenho, contando com o prestigiado Conselho Científico e Quadro de Colaboradores da Comissão Científica da FPE na condução dos diferentes workshops, saídas de campo e apresentações temáticas devidamente dimensionadas e estruturadas para este fim. Foi assim criada a possibilidade de se divulgar e aprofundar, junto de todos os interessados, as bases, os modelos e técnicas de investigação das mais diversas ciências afectas à espeleologia, onde se destacam o Ambiente, a Biologia, a Geografia Física, a Geologia, a Geofísica, a Paleontologia, a Arqueologia, a Arqueozoologia, a Física e a respectiva tecnologia de suporte à ciência.

As Jornadas assumem-se igualmente como um acontecimento científico de enorme valia, reunindo um conjunto de investigadores, ao mais alto nível. Partindo de questões tão actuais como as mais importantes reservas de água doce disponíveis na Terra, as alterações climáticas e o aquecimento global, especialistas de diferentes Universidades Ibéricas, potenciarão a oportunidade de construção de "pontes" entre as diferentes disciplinas científicas em torno de um melhor conhecimento do "mundo subterrâneo" e dos seus habitantes.

Esta iniciativa que apresenta à partida uma excelente organização é uma oportunidade ímpar para não só habitués dos espaços cavernícolas, mas também para todos os curiosos poderem tomar conhecimento da realidade subterrânea.
Toda a informação AQUI.

Apareçam!