27 junho, 2007

Conversas de fim de tarde



Conversas de fim de tarde é uma iniciativa que resulta da parceria entre a Fundação Serralves e a Liga para a Protecção da Natureza.


A próxima conversa irá decorrer a 28 de Junho na sala da Lareira da Fundação Serralves (Porto), entre as 17 e as 19:30. Os motivos para participar são muitos, a julgar pelos oradores presentes.


Subordinada à temática Gestão e Ordenamento do Litoral - Desafios e Possibilidades, a sessão contará com Fernando Veloso Gomes, da FEUP e responsável nacional pela estratégia de gestão integrada do litoral, e Lurdes Soares, promotora da interessante iniciativa de monitorização voluntária do litoral Coastwatch da responsabilidade do GEOTA. Carlos Sousa Reis da FCUL será o moderador deste debate.


A entrada é gratuita e requer apenas uma inscrição prévia através do telefone 22 61 56 587 ou do e-mail c.almeida@serralves.pt.
Por aqui o pedido é sempre o mesmo: participem!

26 junho, 2007

Tertúlia: Bicicleta é transporte! Como potenciar o uso deste veículo em Lisboa?

A Plataforma para a Promoção do Uso da Bicicleta, irá realizar, no dia 28 de Junho, uma Tertúlia para discutir aspectos relacionados com a utilização de bicicleta na cidade de Lisboa.

Programa da Tertúlia:

Um grupo de utilizadores de bicicleta em Lisboa junta-se, convidando todos os potenciais utilizadores deste meio de trasporte rápido, eficiente e amigo do ambiente, entre eles os vários candidatos à Câmara Municipal de Lisboa, para falar da sua experiência enquanto utilizadores da bicicleta na cidade de Lisboa, explicar quais são as suas necessidades para que seja ainda mais seguro e agradável andar de bicicleta em Lisboa, e discutir propostas para melhorar as condições de circulação de bicicletas.

Os pontos a serem abordados são estes:

- Visionamento de um pequeno video sobre uma cidade grande, sujeita a intervenções a favor da bicicleta (Paris);
- Pequena resenha sobre as propostas dos vários candidatos;
- Apresentação de propostas: Trajecto Farol, Acalmia em bairros residenciais;
- Discussão aberta.

-------------------------
Local: Crew Hassan, R. Portas de Sto. Antão, 159, 1º
Hora: 18.30
Dia: 28 de Junho
Duração: 1h30m
Contacto: bici_portugal@yahoo.com, tel. 916511449
-------------------------

Lembra-se ainda que no dia dia seguinte, 29 de Junho, decorrerá a já habitual Massa Crítica, uma bicicletada pelas ruas de Lisboa, com um carácter informal mas de reivindicação do espaço público para a bicicleta, assim como de outros modos de transporte sustentáveis.

Este encontro tem ínicio as 18h, na última sexta feira de cada mês, no Marquês de Pombal para quem participa em Lisboa e na Praça dos Leões, para quem participa no Porto.

12 junho, 2007

Poupar energia...à luz das velas!

Para celebrar o solstício de Verão com uma acção ambiental, propomos o 2007 Candle Night Summer Solstice. Este "evento" vai decorrer de 22 a 24 de Junho, das 8 às 10 da noite.

A organização convida a que façam algo de especial...
Leiam um livro com o vosso filho à luz das velas.
Disfrutem de um jantar calmo com alguém especial.

Esta noite pode significar muitas coisas para diferentes pessoas. Pode significar um período para poupar energia, para pensar na paz, para pensar nas pessoas que habitam lá longe e partilham o nosso planeta, etc...

Não deixa de ser uma óptima iniciativa para diminuir a nossa factura energética global de forma original. Convém também dizer que esta é uma iniciativa japonesa, mas o site está também disponível em inglês.

Para mais informações sobre a Candle Night cliquem aqui