03 outubro, 2007

Seminário internacional "Avaliação e Comunicação da sustentabilidade"


A avaliação e comunicação da sustentabilidade, designadamente através de indicadores, apresenta uma tendência crescente de desenvolvimento, como é evidenciado pelas múltiplas iniciativas nacionais e internacionais, envolvendo organizações públicas e privadas e focando diferentes escalas de trabalho (multinacional, nacional, regional e local).

Perante a necessidade de avaliar o desempenho regional num referencial de sustentabilidade, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) com o apoio e coordenação científica da Universidade do Algarve, decidiu desenvolver o Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do Algarve (SIDS Algarve), contemplando as componentes ambiental, económica, social e institucional. A concepção do SIDS Algarve teve como principais desafios contribuir para a melhoria do processo de tomada de decisão, promover e facilitar o acesso à informação, envolver as comunidades locais na discussão dos principais temas da sustentabilidade regional e fomentar a cooperação institucional, através de um trabalho em rede com os diversos actores regionais.


O seminário internacional “Avaliação e Comunicação da Sustentabilidade”, no seguimento dos objectivos definidos na anterior edição de 2004, pretende divulgar o SIDS Algarve e promover a partilha de conhecimentos e experiências internacionais, dando-se especial enfoque ao papel dos indicadores na avaliação e comunicação da sustentabilidade à escala regional. Saliente-se ainda que este evento procurou assegurar a presença de conceituados especialistas internacionais associados às principais problemáticas e desafios da monitorização da sustentabilidade e dos instrumentos estratégicos de desenvolvimento sustentável, incluindo a importância da componente institucional da sustentabilidade, dos modelos conceptuais, da articulação entre as diferentes escalas territoriais e do papel das organizações públicas e privadas e da sociedade civil.


O seminário irá decorrer no Vila Sol Spa & Golf Resort, em Vilamoura, a 22 de Outubro de 2007. Os idiomas de trabalho serão o inglês e o português (com tradução simultânea), sendo a inscrição gratuita mas obrigatória.


O site especialmente criado para este seminário, com todas as informações relevantes, pode ser consultado AQUI