24 agosto, 2007

Dia mundial sem carros - sugestões de preparação

O próximo dia 22 de Setembro assinala mais um dia mundial sem carros. A este propósito fica aqui a sugestão do sítio da World Car Free Network. Neste sítio que é o quartel general do movimento global Car free, pode-se aceder a informação proveniente de todo o mundo sobre como revitalisar as cidades e criar um futuro sustentável.

Além de albergar o movimento Car free, o sítio oferece recursos para arquitectos, planeadores, professores, estudantes, decisores e demais cidadãos activos. Razões mais que suficientes que justifiquem um clique no link apresentado.

Ainda a propósito deste dia sem carros, destaque para a cidade de Viena, que já convidou todos os seus cidadãos a estender o lençol de piquenique em todos os espaços verdes da cidade. Para o dia anterior, 21 de Setembro, está marcada mais uma Massa Crítica, uma iniciativa com expressão mundial, realizada também em Portugal e normalmente anunciada aqui nos ambientalistas. O objectivo é reclamar as ruas da cidade para os meios alternativos de transporte - bicicletas, skates, patins, a pé - tudo vale desde que não seja poluente. Fica aqui o link internacional da Massa Crítica.

Podemos deixar para os comentários as vossas opiniões sobre as edições passadas do dia sem carros - o que correu bem, o que correu mal, e sugestões para que este seja cada vez mais um dia realmente eficaz na sensibilização das populações.