08 janeiro, 2007

Inauguração do Centro Virtual de Interpretação Marinha

Será amanhã inaugurada a Base do Centro de Interpretação Marinha Virtual – CIMV. Esta inauguração decorre pelas 15 horas e na Antiga Fábrica da Baleia de Porto Pim, no âmbito dos 31 anos da Universidade dos Açores que são comemorados na Horta, nesta mesma data, 9 de Janeiro.

O CIMV, que pode ser consultado na página http://www.cimvazores.info/cimv_pt.html, é um dos produtos do projecto MARMAC co-financiado pelo programa InterReg3b/FEDER e pela Secretaria do Ambiente e do Mar e coordenado pelo Centro do IMAR/Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

Este Centro cujo suporte físico é um DVD multimédia, prevê a simulação de uma viagem, aos ecossistemas costeiros e profundos dos Açores. A viagem virtual será guiada pelo robot, RV 3000 e realizada através de um veículo de exploração subaquática, o CIMV 3000. Durante esta viagem é possível conhecer a vida marinha das grutas e das baixas costeiras dos Açores ou até mesmo fazer um mergulho no oceano profundo e realizar uma experiência científica.

Na Base do CIMV, e através de computadores, o visitante poderá fazer esta viagem dentro do próprio veículo de exploração subaquática, que estará em exposição em tamanho real.

Fonte: Cremilde Santos, 08/01/2007, 08:25 Ciênciapt.NET