22 setembro, 2006

22 de Setembro - Dia Europeu sem Carros


Celebra-se hoje, inserido nas comemorações da semana da mobilidade, o dia Europeu sem carros com o tema este ano a ser "Aterações Climáticas", sendo a efeméride assinalada em 80 cidades portuguesas e um pouco por toda a europa.

Seis anos depois do lançamento da campanha do Dia Europeu sem Carros, e quatro depois do lançamento da Semana Europeia da Mobilidade em que Portugal prontamente se comprometeu a participar, divulgar e dinamizar estes eventos, muito pouco mudou, e se mudou foi, invariavelmente para pior. A verdade é que de uma maneira geral o panorama da mobilidade nas cidades e vilas deste nosso país real tem decrescido, assim como a intensiade e eficácia das comemorações.

O facto de estarmos perante um cenário de crise económica a nível nacional poderá explicar a pouca atenção dada a um tema que indirectamente pode e deve influeciar em muito a qualidade de vida das populações. A falta de ciclovias, ruas pedonais, melhores transportes públicos e concertação entre os diferentes tipos de transportes, falta de estacionamentos gratuitos perto das estações intermodais e os próprios preços dos bilhetes de tranportes ou de passes sociais podem começar por explicar a baixa aderência que se verifica na aceitação dos transportes públicos como meios preferenciais de deslocamento nos centros urbanos, especialmente nas zonas metropolitanas de Lisboa e Porto.


É também certo que nem tudo pode imputado ao poder local e central, uma vez que muitos dos hábitos dos portugueses tardam a ser mudados. Associando um crescimento de novo riquismo em que não são raras as vezes que existem tantos transportes individuais como pessoas no agregado familiar, ao sentido de cidadania que agora desponta, possivelmente associado a uma democracia imberbe, a verdade nua e crua é que depende de cada um de nós exigir e fazer por uma melhoria das condições de vida e inerentes melhorias da qualidade de vida.

Para saber o que foi e está a ser feito na sua cidade durante esta semana aceda Aqui !
Boa Mobilidade!