29 março, 2006

Kiribati cria parque marinho



“Anote Tong, presidente da minúscula República de Kiribati, anunciou na passada terça-feira a formação do terceiro maior parque marinho do mundo, durante a 8ª conferência da Convenção para a Diversidade Biológica das Nações Unidas a decorrer esta semana no Brasil.

A Área Protegida das ilhas Phoenix proíbe a pesca de comercial com o objectivo de proteger mais de 120 espécie de coral e 520 espécies de peixe dentro dos seus 191 142 km quadrados. É o primeiro parque marinho do mundo com habitat de alto-mar, incluindo montanhas subaquáticas.

"Se o coral e os recifes forem protegidos, então o peixe crescerá e assim beneficiar-nos-á," afirmou o presidente numa declaração dada aos jornalistas. "Desta maneira todas as espécies de peixe podem ser protegidas para que nenhuma se esgote ou extinga."

Kiribati está localizado no Pacífico central entre as ilhas do Havai e Fiji. É a maior nação-atol do mundo, com 33 ilhas que se estendem por várias centenas de quilómetros.

O Aquário de Nova Inglaterra nos Estados Unidos e a “Conservation International”, uma organização não governamental, ajudaram este minúsculo país a implementar a reserva. As duas organizações farão ainda uma doação que pagará os custos de gerência do parque e compensará o governo pelas perdas associadas à emissão de menos licenças comerciais de pesca.

A pesca de subsistência será permitida no parque para residentes locais. “


Fonte: Reuters