24 março, 2006

Conversores para rentabilização de energia das ondas a caminho de Portugal


"A Ocean Power Delivery (OPD) acaba de enviar o primeiro dos três conversores Pelamis para a criação do primeiro parque de produção de energia das ondas. Esta primeira encomenda corresponde à fase inicial do projecto, que deverá assegurar a produção de 2,25 megawatts (MW).

As máquinas serão entregues no porto de Peniche, onde se irá proceder à montagem para preparar o seu envio e instalação no final de 2006 num local a cinco quilómetros da costa norte de Portugal, junto a Póvoa do Varzim.

Cada uma das máquinas Pelamis tem uma potência de 750 kilowatts (kW), sendo que o objectivo da primeira fase do projecto consiste na encomenda de mais 28 conversores, até ao final do ano. Nessa altura, a produção de energia será de 22,5 MW e poderá responder com eficácia às necessidades de mais de 15 mil portugueses, bem como evitar a emissão de 60 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono.

O parque de produção de energia das ondas junto a Póvoa do Varzim será o primeiro do mundo. Para o director da OPD, Richar Yemm, o pioneirismo português deriva da aposta do Governo, que prevê preços reduzidos para a electricidade criada a partir das ondas, quando comparada com tecnologias mais maduras como a eólica. Esta situação «permitirá investimentos comerciais na sua fase inicial que serão cruciais para fazer a tecnologia evoluir», refere o responsável da OPD. "

Fonte: Portal Ambiente Online