22 fevereiro, 2006

Novas espécies descobertas na Nova Guiné

Uma expedição a uma das selvas mais isoladas da Ásia - nas Foja Mountains da Nova Guiné ocidental, levou à descoberta de um "Mundo Perdido" de novas espécies, flores gigantes, e vida selvagem rara.

A viagem realizada em Dezembro de 2005 por uma equipa de cientistas australianos, indonésios e norte-americanos, liderados pela Conservation International, descobriu dezenas de novas espécies, incluindo sapos, borboletas, plantas, e um "orange faced honeyeater", aquela que é a primeira nova ave em 60 anos na Nova Guiné ocidental.

Foi também resolvido um dos maiores mistérios ornitológicos - a localização do habitat dos "Berlepsch’s Six-Wired Bird of Paradise", descritos pela primeira vez no século XIX através de espécimes recolhidos por caçadores indígenas. Esta espécie tinha sido alvo de várias expedições subsequentes, no entanto todas tinham falhado.

A abundância de alimento e outros recursos encontrada significa que no interior destas montanhas - constituído por mais de 300 000 hectares de floresta tropical antiga - permanece intocado por humanos, e toda a floresta Foja, com mais de 1 milhão de hectares, constitui a maior floresta tropical pristina da Ásia, e consequentemente uma região importante para a conservação da biodiversidade.

Ver notícia completa no sítio da Conservation International

Agradecemos também a quem souber as traduções dos nomes apresentados em inglês, que nos faça chegar essa informação.