02 fevereiro, 2006

Dia 2 de Fevereiro - Dia Mundial das Zonas Húmidas


Todos os anos neste dia celebra-se o Dia Mundial das Zonas Húmidas que relembra a data da adopção da Convenção das Zonas Húmidas em 1971 na cidade iraniana de Ramsar na costa do mar Cáspio. Desde 1997 que este dia é lembrado por agências governamentais, ONG's ou grupos de cidadãos que aproveitam a ocasião para salientar a importâcia destes ecossistemas sensibilizando a opinião pública para os problemas destes em geral e os abrangidos pela convenção de Ramsar em particular.

Esta data é celebrada um pouco por todo o mundo, sendo que em Portugal é apenas referido em ocasiões pontuais com destaque para a criação da Associação de Municípios da Ria de Alvor pelas Câmaras de Lagos e Portimão e um Colóquio do GEOTA com o tema: "Conservar zonas húmidas do Oeste para defender a biodiversidade". Os Ambientalistas, não podiam deixar de mencionar esta data cientes da importância deste tipo de ecossitemas como maternidades de espécies devido à sua elevada produtividade e protecção fornecendo água e outros recursos primários dos quais muitas espécias de plantas e animais dependem para a sua sobrevivência e crescimento.

Em Portugal estão classificadas 12 áreas classificadas na convenção de Ramsar como zonas húmidas de importância internacionalocupando uma área 66,096 hectares: Estuário do Tejo, Estuário do Sado, Lagoa de Albufeira, Lagoa de St. André e Lagoa da Sancha, Paúl da Arzila, Paúl de Boquilobo, Paúl de Madriz, Paúl de Tornada, Paúl do Taipal, Ria de Alvor, Ria Formosa, Sapais de Castro Marim.

Notícias adicionais: