05 fevereiro, 2006

Carta da Caparica - "Recomendações para a Acção XXI Litoral"


A Carta da Caparica foi aprovada por aclamação na presença do Exmo. Senhor Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Professor João Ferrão.

A comissão Cientifica e a Comissão Organizadora do Workshop "Acção XXI Litoral: Contributos para uma Estratégia do Litoral Português", congratulam-se pelo excelente espírito de colaboração, empenho, intercâmbio e trabalho em equipa, com destaque para a forte atitude positiva contribuindo decisivamente para o sucesso da iniciativa e para a “ACÇÃO XXI LITORAL”.

Durante dois dias, 220 participantes provenientes de todo o país e representando a sociedade civil, instituições publicas, as universidades, as empresas, as ONG’s, associações profissionais entre outros, debateram e reflectiram sobre os principais desafios à implementação de uma política de desenvolvimento sustentável para a zona costeira portuguesa.

A Carta da Caparica com os princípios/vectores estratégicos recomendados para a ACÇÃO XXI LITORAL, foi aprovada por aclamação no plenário final com a presença do Exmo. Senhor Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Professor João Ferrão, da Exma. Senhora Governadora do Distrito de Setúbal, Dra. Teresa Almeida do Exmo. Senhor Vice -Presidente da Câmara de Almada, Dr. José Gonçalves, do Exmo. Senhor Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Eng. Fonseca Ferreira, da Arq. Margarida Almodôvar em representação do Instituto da Água, do Professor Veloso Gomes, Coordenador da Estratégia de Gestão Integrada da Zona Costeira Nacional e do Vice- Presidente da “Coastal Union”, Prof. Francisco Taveira Pinto.


Saudações sustentáveis

José Carlos Ferreira
(Coordenador da Comissão Organizadora)

João Farinha
(Coordenador da Comissão Cientifica)

Carta da Caparica

(recebido por e-mail)