14 janeiro, 2006

Projecto Carbon Force

O Instituto do Ambiente e o Instituto Superior Técnico estão a desenvolver um projecto sobre alterações climáticas para escolas. O Carbon Force é um projecto piloto e será implementado em 25 escolas portuguesas durante o ano lectivo 2005/06. A iniciativa centra-se em torno do tema das alterações climáticas em geral e da energia e dos transportes em particular, e utiliza uma abordagem baseada nas actividades práticas e nos recursos informáticos.

Portugal, encontra-se actualmente, perante grandes desafios ambientais, principalmente nas questões relacionadas com o desperdício energético e o aumento desmesurado nas emissões de gases de efeito estufa. Neste quadro desfavorável, torna-se fundamental sensibilizar os cidadãos, para a importância das sua atitudes no aumento e na mitigação de impactos ambientais.

As escolas são pontos ideias para a disseminação de informação, e como tal representam o porto de abrigo ideal para acções de sensibilização. Os alunos, como futuros consumidores e decisores, e pela ponte que estabelecem entre a escola e a casa, são os melhores receptores e emissores destas acções.